Representantes da Cavalgada de João Pinheiro foram homenageados na Assembleia
Deputados destacam influência das cavalgadas na cultura de Minas

Cavalgada recebe homenagem na Comissão de Cultura

Na reunião, foi defendido o reconhecimento da atividade como patrimônio imaterial de Minas Gerais.

03/07/2019 - 20:10

O reconhecimento da cavalgada – tradição cultural em que tropas montadas em cavalos relembram os tempos de tropeiros e bandeirantes - como patrimônio imaterial de Minas Gerais. Esta foi uma das propostas aventadas na reunião da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta quarta-feira (3/7/19), em que essa manifestação cultural foi homenageada.

A audiência pública foi solicitada pelos deputados Bosco (Avante), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), presidente e vice da comissão respectivamente, e Antonio Carlos Arantes (PSDB). Esse último defendeu a importância da cavalgada como evento cultural do Estado, por promover a valorização da tradição de desbravamento das terras brasileiras, desde o Brasil Colônia.

Bosco cumprimentou todos os cavaleiros e amazonas da Cavalgada dos Amigos de João Pinheiro, homenageados na reunião. O evento é realizado em maio no município de mesmo nome, no Noroeste de Minas. “É uma grande alegria ressaltarmos a importância da cavalgada na cultura e na tradição de Minas Gerais, que remonta a um tempo antigo, na época do descobrimento do Brasil, quando suas terras foram desbravadas pelos bandeirantes”, declarou.

Segundo o parlamentar, na época da mineração, os tropeiros também ajudaram a desbravar o Estado e, hoje, as cavalgadas relembram, em todas as regiões de Minas, esse passado. “Percorremos regiões lindas de João Pinheiro, passando por nascentes, rios, cachoeiras, e tivemos a oportunidade de fazermos uma confraternização entre amigos”, registrou o parlamentar, que participou do evento, assim como Professor Wendel Mesquita e Antonio Carlos Arantes.

Amizade - O deputado Professor Wendel Mesquita citou, na reunião, o poema Cavalgada, de Raimundo Corrêa. Segundo o parlamentar, a obra mostra que a cavalgada é um momento mágico de juntar os amigos. Além disso, ela expressa uma valorização da cultura ao reviver uma tradição milenar.

Também o deputado Mauro Tramonte (PRB) se identificou com a cavalgada, confessando que sua origem é rural: “Vivi na roça. Meu avô sustentou nossa família com um cavalo, fazendo transporte com carroça”. Ele parabenizou todos os organizadores da Cavalgada de João Pinheiro. “Só quem participa sabe como é gostoso este congraçamento das pessoas”, comentou.

Homenageados recebem diplomas

Durante a reunião, os homenageados receberam placas contendo os diplomas com votos de congratulações. Participaram da entrega os três deputados proponentes da reunião e os integrantes da Cavalgada dos Amigos de João Pinheiro: o idealizador do evento, Paulo Henrique Mendonça; Juliana Franqueira Mendonça, filha de um dos organizadores, Afonso Mendonça; e Daça Mendonça, mãe de outro organizador, Cristiano Mendonça de Novaes. Os três representantes agradeceram a distinção concedida pela ALMG.

Paulo Henrique Mendonça afirmou que João Pinheiro e a família Mendonça estão honrados com a homenagem. “Começamos há 30 anos com uma cavalgada de família. E hoje ela se tornou uma tradição da cidade”, destacou. Segundo ele, a tradição dos passeios a cavalo une as pessoas e gera renda para o Estado.

Juliana Mendonça considerou justa a homenagem a estas pessoas que fazem questão “de reunir amigos, trazer a cultura, valorizar a tradição e promover a solidariedade entre eles”. Daça Mendonça lembrou-se de seu marido, já falecido, Renato Mendonça: “Se ele estivesse entre nós, ficaria muito feliz com a homenagem”.

Também frequentador da Cavalgada de João Pinheiro, João Carlos Gontijo Amorim, superintendente regional do Trabalho em Minas, qualificou como lúdica e prazerosa a atividade. “A cavalgada também expressa um sentimento de valorização da natureza”, disse.

O ex-deputado Fabiano Tolentino destacou a ligação de sua família com a criação de cavalos. De acordo com ele, seu pai sustentou a família com a criação de cavalos de raça.

Consulte o resultado da reunião.