Reunião tratou de reivindicações da região de Araguari apresentadas à VLI Multimodal
Triângulo - Dnit vai estudar solução para conflito ferroviário em Araguari

Assembleia discutirá Plano Estratégico Ferroviário

Parceria com outras instituições públicas e privadas visa ao estabelecimento de metas para o setor no Estado.

27/06/2019 - 19:03

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em conjunto com diversas instituições públicas e privadas do Estado, criará uma mesa permanente para o desenvolvimento de um Plano Estratégico Ferroviário para o Estado. Foi o que comunicou o deputado João Leite (PSDB), nesta quinta-feira (27/6/19), em reunião da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras.

De acordo com o deputado, esse plano estratégico deverá fixar metas de curto, médio e longo prazo, que serão vinculadas, respectivamente, à Lei Orçamentária (LOA), ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

O subsecretário de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Diogo Prosdocimi, informou que o governo tem a intenção de retomar um planejamento estrutural e logístico de longo prazo. “Queremos voltar com um planejamento que ajude a Assembleia a não militar sozinha nos clamores pelo transporte ferroviário”, afirmou o subsecretário.

Deputados e convidados discutem problemas logísticos em Araguari

O anúncio do deputado João Leite foi feito durante audiência da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras que discutiu problemas logísticos envolvendo a infraestrutura ferroviária, rodoviária e urbana do município de Araguari (Triângulo Mineiro), assim como a necessidade de investimentos logísticos na região.

O deputado Raul Belém (PSC), ex-prefeito de Araguari, apresentou um vídeo mostrando que a localização de um pátio de triagem anexo ao terminal ferroviário da VLI Multimodal, naquele município, vem provocando danos à pavimentação asfáltica de vias públicas, aumentando as despesas da prefeitura com manutenção.

Além disso, como o terminal fica ao lado de um bairro carente de Araguari, o bairro de Novo Horizonte, o deputado Raul Belém afirmou que a longa permanência de caminhoneiros em filas criadas para descarregar suas mercadorias, naquele local, vem estimulando problemas sociais, tais como tráfico de drogas e prostituição.

Para resolver o problema, o deputado questionou os representantes da VLI sobre a possibilidade de se criar um pátio de triagem em outro ponto de acesso mais fácil, que não crie problemas para a população. Ou então, que se construa um viaduto que permita o melhor acesso ao pátio atual, ressaltou.

O gerente-geral de Relações Institucionais da VLI, José Geraldo Lima, disse que o pátio de triagem não pertence à VLI, mas que é operado por uma empresa parceira. Ele afirmou que há um esforço de conscientização dos caminhoneiros para que eles não utilizem as vias urbanas em seu trajeto até o pátio, apesar de reconhecer que o problema persiste.

Diálogo - Sobre a criação de outros pátios ou a construção de um novo viaduto, Lima informou que a VLI tem interesse em discutir com outros parceiros a construção de pontos alternativos de recepção de cargas rodoviárias, mas que a empresa não pretende construir pátios próprios. Segundo ele, a VLI também se dispõe a discutir o projeto de um novo viaduto, principalmente em um contexto que envolva a participação de outras instituições, como o Departamento Nacional de Infraestruturas de Transporte (Dnit).

O diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Marcelo Chagas, que também participou da reunião, afirmou que o órgão faz regularmente projetos de viadutos ferroviários como uma das alternativas para resolver conflitos multimodais de transporte, tais como o que se configura em Araguari. Ele se dispôs a visitar o município para avaliar a situação e também a questão do patrimônio ferroviário local.

Marcelo Chagas acrescentou que já está em andamento, no Dnit, um procedimento para cessão de imóveis que integram esse patrimônio ferroviário para Araguari, algo que vem sendo reivindicado pela prefeitura há algum tempo.

Comissão requer realização de nova audiência pela ANTT

Na mesma reunião, a Comissão Pró-Ferrovias aprovou um requerimento para que seja encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedido de providências para que seja realizada nova audiência pública em Minas Gerais para debater a renovação da concessão da malha ferroviária a cargo da MRS Logística. Também foi solicitado que essa nova audiência ocorra na ALMG. São autores desse requerimento a deputada Marília Campos (PT) e os deputados João Leite, Raul Belém e Gustavo Mitre (PSC).

Também foi aprovado o agendamento de audiência sobre as possibilidades e as perspectivas de fabricação de material rodante ferroviário, inclusive locomotivas, em Minas Gerais, com a presença de representantes de empresas mineiras que atuam no setor. Assinam a solicitação os mesmos parlamentares da solicitação anterior, mais o deputado Coronel Henrique (PSL).

Consulte o resultado da reunião.