O espetáculo tem a Terra, o sol, a lua e o ser humano como personagens

Zás traz reflexões sobre relação do homem com meio ambiente

“A Princesa Gaia” aborda questões contemporâneas de forma lúdica; espetáculo é nesta quinta (27), às 19 horas, na ALMG.

26/06/2019 - 12:43

A peça teatral “A Princesa Gaia”, da Preqaria Cia de Teatro, marca o projeto Zás nesta quinta-feira (27), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com metáforas sobre os impactos ambientais do ser humano no planeta.

O espetáculo representa, de forma lúdica, a Terra, o Sol, a Lua e o ser humano como personagens. Com elementos infantis no figurino e no cenário, a apresentação pretende conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância da preservação do meio ambiente.

No enredo, a princesa Gaia, personagem principal da peça, ganha permissão de seu pai, o rei Sol, para casar-se, mas rejeita todos os pretendentes e se apaixona pelo primeiro humano. Após o casamento, a relação entre os dois se torna autoritária devido a ganância do homem, o que provoca uma série de problemas para o convívio do casal.

A peça tem direção de Izabela Gonçalves de Oliveira e João Paulo Valadares, texto de Raysner de Paula e música de Paulo Henrique de Souza e Clarice Rodrigues. No elenco estão Marina Galeri, João Valadares, Leonardo Horta e Piera Teixeira.

A Preqaria, companhia teatral fundada em Belo Horizonte, estreou seu primeiro espetáculo, “Qorpo Santo”, em 2006. Desde sua criação, já realizou oito espetáculos e três curtas-metragens fez parcerias com artistas de renome internacional.

Projetos – Em 2009, a companhia fundou a Escola Livre de Teatro em Sete Lagoas e, desde 2014, realiza, em parceria com a prefeitura da cidade, a Temporada de Teatro de Sete Lagoas, que tem a participação de 320 artistas e já recebeu mais de 30 mil espectadores desde sua criação.

Em 2017 a Preqaria realizou, com apoio da Funarte, o Circuito Cultural BH – Sete Lagoas que contou com apresentações de música, dança e teatro, envolvendo mais de 100 artistas das duas cidades.

Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.