Proposição analisada já pode seguir para apreciação da Comissão de Administração Pública

Matéria que autoriza uso de carros apreendidos avança

Emenda apresentada sugere que forças de segurança pública tenham prioridade no uso dos veículos.

25/06/2019 - 14:57

O Projeto de Lei (PL) 140/19, que autoriza o Estado a utilizar veículos apreendidos, recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta terça-feira (25/6/19). A proposta, de autoria do deputado João Leite (PSDB), teve como relator o deputado Sargento Rodrigues (PTB), presidente da comissão, que opinou por sua aprovação na forma original com a emenda 1, que apresentou.

Os veículos de que tratam a proposta são aqueles apreendidos em razão da prática de ilícitos administrativos e penais, ressalvadas apreensões ligadas ao tráfico de drogas ilícitas. Sua utilização, se aprovado o projeto, poderá se dar após o prazo de 180 dias da apreensão sem que o seu proprietário o reclame. O texto estabelece, ainda, que os procedimentos a serem seguidos para formalizar a utilização dos veículos apreendidos serão objeto de regulamento.

A justificativa para a medida apresentada pelo autor da proposição, deputado João Leite, menciona que os pátios de remoção e guarda de veículos estão repletos de carros não reclamados pelos proprietários.

Segundo o parecer da Comissão de Segurança Pública, entre janeiro e julho de 2015, mais de 135 mil veículos foram encaminhados aos pátios de recolhimento e guarda de veículos do Estado, sendo que 30 mil não retornaram a seus proprietários. O documento também destacou que até serem leiloados, esses veículos ficam aos cuidados do Governo do Estado e geram despesas ao erário.

O relator, deputado Sargento Rodrigues, apresentou emenda para garantir que os veículo sejam utilizados, prioritariamente, pelas forças de segurança pública do Estado. O texto ainda deve ser analisado pela Comissão de Administração Pública antes de seguir para apreciação de Plenário em 1º turno.

Requerimentos aprovados pedem debates conjuntos com Comissões de Direitos Humanos e de Saúde

Durante a mesma reunião, foram aprovados dois requerimentos com pedidos de audiências públicas. Um deles, de autoria da deputada Andréia de Jesus (Psol) com os deputados Betão (PT) e Bruno Engler (PSL), pede que seja realizada reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos. O objetivo é debater a situação dos candidatos aprovados em processo seletivo simplificado da Secretaria de Administração Prisional, realizado em 2018.

O outro requerimento aprovado é do deputado João Leite (PSDB) e pede realização de audiência pública para debater a oferta de equoterapia, tratamento com o uso de cavalos para melhoria de qualidade de vida de pessoas com algumas deficiências, oferecido pelo Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais. A reunião deve ser realizada conjuntamente com as Comissões de Saúde e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Consulte o resultado da reunião.