Objetivo é conscientizar a comunidade quanto à prevenção e ao combate ao uso de drogas - Arquivo/ALMG

Eventos marcam Semana de Políticas Sobre Drogas na ALMG

Comissão de Combate ao Crack promove visitas a entidades que lidam com o tema e audiência buscando união de esforços.

24/06/2019 - 17:30 - Atualizado em 25/06/2019 - 13:54

Durante a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, comemorada este ano entre 24 e 28 de junho, a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará várias atividades. Estão previstas visitas a órgãos e entidades que estão envolvidos com a temática, além de uma audiência pública. Todos os eventos foram solicitados pela presidente da comissão, deputada delegada Sheila (PSL).

Segundo a parlamentar, dentro da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, o dia 26 de junho é celebrado como Dia Internacional de Combate às Drogas. “O principal objetivo é lembrar o dever que todos temos de conscientizar a comunidade quanto à prevenção e ao combate ao uso de drogas ilícitas, principalmente entre os adolescentes e os jovens, parcela da população mais afetada atualmente”, destacou a deputada.

Nesta terça-feira (25/6/19), às 9 horas, a comissão visita a Escola Municipal Marconi (Avenida do Contorno, 8476, bairro Gutierrez), em Belo Horizonte. A finalidade é participar, em parceria com as Polícias Civil e Militar, de atividades preventivas contra o uso de drogas.

Durante a visita, ocorrerá uma "blitz educativa" na entrada dos alunos e uma intervenção no intervalo entre as aulas, com apresentação do canil da Polícia Civil, de skatistas e de DJ. A comissão avalia que essas ações terão um grande impacto junto aos estudantes.

Tratamento - Ainda nesta terça, só que à tarde, às 13h30, a comissão se desloca para Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), com o intuito de conhecer várias entidades do município que lidam com a prevenção do uso de drogas e o tratamento de dependentes. Serão visitados os Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) e de Referência em Assistência Social de População em Situação de Rua (Centro Pop), assim como a Comunidade Terapêutica “Ele Clama”.

Parcerias - Na quarta-feira (26), às 10 horas, no Auditório do andar SE da ALMG, será debatida, em audiência pública, a parceria entre agentes públicos e sociedade civil no combate às drogas. Foram convidados a participar da reunião a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Fabiane Alessandra Oliveira, o presidente do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas, Aloísio Antônio Freitas, e representantes de associações de comunidades terapêuticas. 

A reunião será transmitida ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-la, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a pauta das atividades da comissão na terça-feira e na quarta.