Reunião sobre o assunto será nesta quarta-feira (26), às 10 horas, no Plenarinho I - Arquivo/ALMG

Crise na Santa Casa de Formiga motiva audiência na Saúde

Instituição que atende toda a microrregião tem dívida com funcionários e fornecedores, o que compromete atendimento.

24/06/2019 - 14:12

A difícil situação financeira da Santa Casa de Caridade de Formiga (Centro-Oeste de Minas) será discutida em audiência pública da Comissão de Saúde. Solicitada pelo deputado Duarte Bechir (PSD), a reunião acontece nesta quarta-feira (26/6/19), às 10 horas, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com informações do gabinete do deputado, a Santa Casa está pedindo socorro. Mesmo com a dívida que tem para administrar, o hospital é o único da microrregião que oferece serviços médicos de média complexidade, com atendimento em mais de 30 especialidades. São recebidos pacientes dos oito municípios: além de Formiga, Arcos, Camacho, Córrego Fundo, Itapecerica, Pains, Pedra do Indaiá e Pimenta.

O estabelecimento conta com centros cirúrgico e de imagens, maternidade, UTIs neonatal e adulto, e pronto atendimento. Entre os serviços oferecidos, estão exames de hemodinâmica, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Ainda segundo o gabinete do deputado Duarte Bechir, em virtude das dificuldades por que vem passando, a Santa Casa de Formiga tem adiado reformas estruturais importantes em seu prédio. Isso acaba comprometendo o funcionamento de vários equipamentos importantes, que não podem ser instalados em dependências mal-conservadas ou em estado precário. O hospital apresenta problemas como infiltração, vazamentos no telhado e defeitos na parte elétrica.

Dívidas - Em fevereiro de 2018, a Santa Casa publicou uma notícia em seu site sobre a participação de membros de sua administração em reunião na Câmara Municipal de Formiga. O objetivo foi esclarecer sobre a situação financeira da instituição, que contava, à época, com uma dívida de aproximadamente R$ 27 milhões.

Esse valor incluía débitos de impostos e com fornecedores, médicos, instituições financeiras e a Cemig. Esse cenário adverso fez, de acordo com o que é informado no site, com que a entidade enfrentasse dificuldades para o pagamento de salários de funcionários e médicos, e no abastecimento de suprimentos assistenciais, entre outros problemas.

Mesmo diante desse contexto, de acordo com o site da Santa Casa, a administração conseguiu quitar R$ 3,6 milhões de dívidas com fornecedores estratégicos e instituições financeiras, para que o hospital continue funcionando.

Convidados – Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira, o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Júnior, e a gestora da Santa Casa do município, Myriam Coelho.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.