Com rótulos criativos, cervejas artesanais mineiras conquistam mercado - Arquivo/ALMG

Produção de cervejas artesanais será debatida em audiência

Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia vai discutir criação do circuito de cervejarias artesanais do Estado.

25/06/2019 - 13:30

As cervejas artesanais produzidas no Estado serão tema de audiência pública da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comissão vai debater o assunto nesta quinta-feira (27/6/19), às 16 horas, no Plenarinho II. O objetivo do autor do requerimento, deputado Mauro Tramonte (PRB), é discutir a relevância de criação do circuito de cervejarias artesanais do Estado.

Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que, em maio, a sétima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), premiou 31 rótulos das cervejarias artesanais mineiras, avaliadas por 59 juízes internacionais da África do Sul, Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, entre outros países.

“Em todo o Estado a cultura da cerveja artesanal vem ocupando espaço em nível nacional e internacional, atraindo olhares de investidores e, por consequência, gerando empregos”, destaca o deputado, lembrando, ainda, que o polo cervejeiro de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) conta com diversas fábricas, algumas, inclusive, premiadas no concurso de Santa Catarina.

O parlamentar ressalta ainda que o interior de Minas também se destacou com suas marcas premiadas das regiões Sul, Zona da Mata e Centro-Oeste. Diante disso, enfatiza a importância de que a comissão busque conhecer e debater sobre a necessidade de criação do circuito de cervejas artesanais no Estado, considerando o aumento crescente de apreciadores desse tipo de cerveja e de novas fábricas, “que geram desenvolvimento, colocando o Estado em destaque para o Brasil e para o mundo”.

Convidados - Várias autoridades da área de turismo e representantes do setor cervejeiro foram convidados para a reunião. Já confirmaram presença a representante do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais, Tatiana Santos; o fundador da Academia Sommelier de Cervejas, Marco Falcone; e a representante da Confraria Feminina de Cerveja, Jaqueline de Oliveira Silva.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.