Igreja Matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura - Arquivo/ALMG

Comissão de Cultura visita igreja histórica em Glaura

Deputados vão acompanhar as obras de restauração da Matriz de Santo Antônio, que apresentava problemas em sua estrutura.

24/06/2019 - 13:59

A Igreja Matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura, em Ouro Preto (Região Central), será visitada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (26/6/19). O presidente da comissão, deputado Bosco (Avante), foi quem requereu a atividade, agendada para 10 horas.

A finalidade da visita é verificar o andamento das obras de drenagem do subsolo e de restauração da igreja. Ela vinha tendo problemas de drenagem de águas de chuva, o que colocou em risco toda a estrutura e motivou seu fechamento.

A comunidade local se mobilizou e procurou a Comissão de Cultura para acompanhar os trâmites institucionais para a autorização e o início das obras. Nesse trabalho, o presidente da comissão esteve diversas vezes no local, buscando encaminhar soluções. "A visita marcada tem o objetivo de atestar o resultado desse esforço e acompanhar a atual fase da restauração da matriz”, destacou o deputado Bosco.

História – A Igreja Matriz de Santo Antônio, que teve sua construção iniciada por volta do ano de 1751, foi concluída em 1764. Em 1962, foi inventariada pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com vistas ao seu tombamento.

Trata-se de uma construção em pedra, com fachada enquadrada por duas torres quadrangulares, com janelas sineiras. Em seu interior, o piso é de tábuas corridas e a nave é separada do altar-mor por balaustrada de madeira preta.

Consulte a pauta da visita.