A atriz Luciana Veloso sobe ao palco em apresentação solo

Peça inspirada em obra de Hilda Hilst é atração do Zás

Espetáculo teatral solo “A obscena senhora H” será apresentado nesta quinta-feira (13), no Teatro da ALMG, às 19 horas.

11/06/2019 - 19:15

A atriz Luciana Veloso sobe ao palco do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (13/6/19), às 19 horas, para apresentar “A obscena senhora H”, espetáculo teatral solo inspirado na obra da escritora paulista Hilda Hilst. A classificação etária é de 16 anos.

A peça reconta episódios biográficos de Hilda Hilst. A trama se desenvolve no início da década de 1980, em uma chácara onde a escritora trabalhou na produção de “A obscena senhora D”, um de seus livros mais aclamados e que inspirou a apresentação. Nele, a personagem Hillé, alter ego da escritora, faz questionamentos sobre os significados da vida, da morte, dos limites do amor e sobre seus conflitos com Deus.

Nascida em Jaú, em São Paulo, Hilda Hilst é considerada pela crítica uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Escreveu poesias, romances de ficção e textos para teatro que foram traduzidos para diversas línguas. Ao longo de 50 anos de trabalho, foi agraciada com vários prêmios por suas obras, entre eles o Jabuti. A autora faleceu em 2004.

O espetáculo tem direção, dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias. A direção de movimento é assinada por Sitaram Márcio Costa, a trilha sonora por Daniel Nunes e a iluminação por Bruno Cerezoli.

Atriz e diretor têm participações em vários espetáculos

Luciana Soares Veloso é bacharel em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Produziu diversos espetáculos, entre eles “Amanda”, “Mergulho” e “Antes do fim”. Como atriz, participou das peças “Pas de Deux para 2 mulheres”, “O santo e a porca”, “Senhora dos afogados”, “O telescópio”, “O interrogatório” e “Os Melhores anos de nossas vidas”.

Juarez Soares é pesquisador do trabalho de Hilda Hilst há 16 anos. Publicou, em 2010, o livro “Fluxo-floema”, baseado na obra da escritora. Dirigiu “Do desespero de contar uma história ou da arte de ser um unicórnio”, em 2006, além da montagem de “A possessa”. Atualmente está em fase de publicação do romance “A obscena senhora H”, projeto contemplado com o prêmio Funarte/Biblioteca Nacional de Criação Literária 2012.

Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.