Tragédias como a de Mariana, que afetam cursos d'água, impactam a segurança hídrica - Arquivo ALMG

Minas e Energia debate segurança hídrica no Estado

Comissão celebra, ainda, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o lançamento de frente parlamentar pela água.

03/06/2019 - 16:00

Nesta quarta-feira (5/6/19), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne para celebrar a data, debater a segurança hídrica no Estado e, ainda, para lançar a Frente Parlamentar pela Água e Segurança Hídrica.

A reunião será às 14 horas, no Espaço José Aparecido de Oliveira, a requerimento do deputado João Vítor Xavier (PSDB), vice-presidente da comissão. É dele, também, a solicitação para criação da frente parlamentar.

Ao justificar o requerimento para a audiência, o deputado salienta que o Brasil, mesmo rico em fontes de água, está na lista da crise hídrica mundial. As recentes tragédias em Mariana (Região Central) e Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), com graves consequências ambientais, seriam pontos adicionais de preocupação.

“Para superar essa ameaça de desequilíbrio e buscar condições de segurança para a operação do sistema (hídrico), são necessárias medidas de várias ordens, incluindo a preservação dos mananciais existentes e uma gestão racional da demanda, envolvendo a participação proativa da Assembleia de Minas, governo e sociedade civil”, aponta o texto.

João Vítor Xavier também cita a definição da Unesco para segurança hídrica, que engloba não apenas a garantia de água em quantidade e qualidade para as pessoas e o ecossistema, como também para a proteção da vida e da propriedade contra desastres relacionados a recursos hídricos.

“Verifica-se, portanto, a preocupação com a segurança das populações humanas, mas também com a água necessária para o funcionamento dos ecossistemas e a manutenção dos ciclos e para a sustentabilidade”, enfatiza.

Dia Mundial – O Dia Mundial do Meio Ambiente também será lembrado durante a reunião. A data foi criada em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), com o objetivo de contribuir para a preservação dos recursos naturais, até então considerados, por muitos, como inesgotáveis.

Desde que foi celebrado pela primeira vez, em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente chamou a atenção para temas urgentes como o aquecimento global ou os crimes contra a vida silvestre. Em 2018, o debate foi sobre a poluição por plástico e, neste ano, a campanha se debruça sobre a poluição do ar.

Foram convidados para a audiência representantes de várias instituições da área ambiental, como o Instituto Guaicuy, o Observatório de Leis Ambientais, o Movimento pelas Serras e Águas de Minas e o Projeto Manuelzão.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.