As Caminhantes da Estrada Real já receberam homenagem da ALMG

Cultura celebra entidade da Estrada Real e livro histórico

Duas entregas de votos de congratulações acontecem nesta quarta-feira (5).

03/06/2019 - 19:14

Duas celebrações de entrega de votos de congratulações serão realizadas nesta quarta-feira (5/6/19) pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no Auditório, às 15h30. Na primeira reunião, requerida pelo deputado Professor Wendel Mesquita (SD), será entregue ao escritor Fernando Humberto de Resende homenagem pelo lançamento do livro "Bom Despacho 300 anos: homens que a construíram", volumes I a IV.

As quatro obras foram lançadas no ano passado e se dividem da seguinte forma: 

Tomo I – Narra o período de 1715 a 1912 (Sétima Vila do Ouro, a 1ª sesmaria, a chegada dos italianos, libaneses, o povoado, a emancipação político-administrativo, Engenho do Ribeiro);

Tomo II – Narra o período de 1912 a 1940 (Estrada de Ferro Paracatu, chegada dos alemães, Construções: Igreja Matriz, Santa Casa, Vila Militar, e o Reinado);

Tomo III – De 1940 a 1964 (Fábrica de Tecido, Siderúrgicas, Cooperbom, Golpe Militar);

Tomo IV – De 1964 a 2012 (BR-262, chegada da Copasa e da Cemig, Companhia Agrícola e Florestal Santa Bárbara (CAF), que revolucionou o nosso cerrado; fundação da Universidade Presidente Antônio Carlos Andrada (Unipac).

De acordo com o escritor, as obras resgatam a história do centro-oeste mineiro, com entrevistas, documentos, fotos, releitura de autores e jornais das épocas. “Foi um desafio: muitas informações estavam dispersas; foi preciso fazer uma rede de contato com amigos que me enviavam informações de outros estados”, explicou. Ainda segundo o autor, seu sonho é que os volumes cheguem às escolas mineiras, “onde o aluno, ao estudar a Guerra do Paraguai, tenha um olhar voltado para a sua região. Cinquenta e três pitanguenses foram valorosos soldados no fronte e faço questão de resgatar essa história, seus nomes e uma foto”, completou.

A partir das 16 horas, no mesmo local, a entrega de diploma com voto de congratulações é para a Associação Caminhantes da Estrada Real (Acer), em comemoração aos 16 anos de sua criação. O requerimento é de autoria da deputada Ione Pinheiro (DEM) e do presidente da Comissão, deputado Bosco (Avante). Para receber a homenagem em nome da Associação, a presidenta Maria Elvira Salles Ferreira estará presente.

De acordo com a deputada Ione Pinheiro, “homenagear as Caminhantes da Estrada Real é valorizar nossa tradição". Segundo ela, "a Associação é um dos maiores símbolos de alegria que já conheci! Elas formam história, criam amizade. As caminhantes representam hoje um grande valor agregado ao lindo projeto turístico que eleva o nome de nosso estado”.

A Acer foi fundada por Beth Pimenta e Dalva Thomás, em 2003, a partir de convite a amigas do Colégio Interno de Conceição do Mato Dentro para caminharem partindo de Bom Jesus do Amparo (Central) em direção a Conceição do Mato Dentro (Central). A entidade, sem fins lucrativos, promove e coordena caminhadas com grupo de mulheres pela Estrada Real, onde estimulam o desenvolvimento das comunidades visitadas, atuando nas áreas de cultura, educação, meio ambiente, turismo e promovendo ações destinadas à preservação e valorização dos patrimônios histórico, artístico e socioambiental.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.