João do Queijo e Fernanda Fonseca foram ouvidos pela comissão

Comissão de Gastronomia visitará vinícolas no Sul de Minas

Deputados também recebem produtor de queijo da canastra que reivindica melhorias na infraestrutura da região.

30/05/2019 - 19:35

Duas visitas para conhecer as atividades produtivas de vinícolas no Sul de Minas foram aprovadas pela Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião desta quinta-feira (30/5/19), a comissão aprovou requerimentos para visitar a Vinícola Estrada Real, em Três Corações, e a unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Caldas. Os pedidos são de autoria dos deputados Virgílio Guimarães (PT) e Mauro Tramonte (PRB).

Mauro Tramonte também teve aprovada audiência pública para debater a relevância das festas e festivais culturais e gastronômicos do Estado. Na justificativa do requerimento, ele destaca que já estão catalogados 175 festivais gastronômicos no Estado, sendo 35 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dados constam do Mapa Gastronômico, publicado pela Secretaria de Estado de Turismo, em 2017.

Apoio – Ainda na reunião, a comissão ouviu representantes dos produtores de queijo, em busca de apoio do Governo do Estado. O presidente da Associação dos Produtores de Queijo de Minas Gerais (Aprocan), João Leite, o “João do Queijo”, disse que o setor se firmou com o reconhecimento do queijo mineiro, especialmente do Canastra, e hoje gera milhares de empregos na região da Serra da Canastra.

Segundo ele, a Aprocan congrega atualmente 53 produtores, sendo que na região há um total de aproximadamente 800 fabricantes de queijo. Em 2018, o Parque Nacional da Serra da Canastra recebeu 103 mil visitantes, inclusive do exterior. “Mas estamos tendo dificuldade para acolher todo esse pessoal, porque o Estado não nos apoia. Precisamos do governo para melhorar a infraestrutura da região e conciliarmos o ecoturismo e o turismo gastronômico”, reivindicou

Fernanda Fonseca, consultora em turismo e gastronomia do Sebrae na Aprocan, complementou que essa infraestrutura solicitada ao governo se refere principalmente à melhoria das estradas e das condições de acessibilidade.

Intervenções - Em resposta, a comissão aprovou requerimento de providências às Secretarias de Estado de Turismo e de Transportes e Obras Públicas. A solicitação é de autoria dos deputados Professor Irineu (PSL), presidente da comisão, Gustavo Mitre (PSC), vice, Mauro Tramonte e Professor Cleiton (DC). Os parlamentares pedem a realização de intervenções de melhoria da infraestrutura no parque nacional, inclusive sinalização e calçamento de vias de acesso.