Presidente da ALMG elogia investimento recorde da Fiat
Deputado Agostinho Patrus participou de solenidade que anunciou nova fábrica de motores de alto desempenho.
22/05/2019 - 19:10O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participou, nesta quarta-feira (22/5/19), de solenidade realizada pela montadora Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para anunciar os maiores investimentos feitos pelo grupo desde sua instalação no Brasil. Serão R$ 8,5 bilhões até 2024, que incluem uma fábrica de motores GSE turbo de alta eficiência, 25 novos modelos de veículos e novas tecnologias, além de uma parceria com o Estado e universidades no setor educacional.
A iniciativa foi elogiada pelo deputado Agostinho Patrus (PV), que destacou a importância dos novos projetos para Minas Gerais. “Investimentos trazem desenvolvimento, empregos, oportunidades para as pessoas e é isso que a Fiat está fazendo hoje. Merece nossos aplausos e o reconhecimento da Assembleia por investir em Minas, por acreditar nos mineiros”, afirmou o presidente da Assembleia.
O governador Romeu Zema destacou, durante o evento, a contrapartida que o setor público dará para os novos empreendimentos, tais como a isenção de IPVA para automóveis movidos a gás natural, um dos projetos da Fiat Automóveis.
A proposta do governo, segundo o governador, é que o Estado atue como um indutor do desenvolvimento. “Vou contar muito agora com o apoio da Assembleia, reformas modernizadoras, reformas dentro do Estado, extremamente necessárias, da mesma forma que tem ocorrido no governo federal. Tenho tido uma parceria muito grande com o deputado Agostinho Patrus. Tenho certeza que vamos voltar a ter orgulho de sermos mineiros”, afirmou Romeu Zema.
Nova fábrica deve gerar 1,2 mil empregos
A nova fábrica da Fiat, segundo informações da montadora, vai gerar 1,2 mil empregos adicionais, entre a própria empresa e seus fornecedores. Isso transformará Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade de produção de 1,3 milhão de unidades por ano a partir de 2020 (data de início da produção dos turbos). A nova unidade terá, inicialmente, capacidade de produzir 100 mil propulsores turbolimentados por ano.
Os novos investimentos ampliam também a capacidade exportadora do Polo Automotivo Fiat, que já tem contratado o embarque de mais de 400 mil motores até 2022. O destino inclui vários mercados, principalmente o europeu.
O executivo-chefe da Fiat Chrysler Automóveis, Mike Manley, participou do evento em Betim e disse que a montadora confia na capacidade do País para realizar as reformas necessárias para dinamizar a economia. “Fiz questão de visitar o Brasil neste momento para reforçar nossa confiança na agenda das reformas”, afirmou o dirigente mundial da empresa.
O presidente da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina, Antonio Filosa, afirmou que a fábrica de motores GSE turbo vinha sendo disputada por várias das dezenas de unidades do grupo espalhadas pelo mundo. “Nós ganhamos. Primeiro porque tivemos bons resultados, mas também porque as pessoas desta fábrica são especiais”, afirmou Antonio Filosa, agradecendo o esforço das 20 mil pessoas que trabalham na unidade da Fiat em Betim.
Antonio Filosa também destacou o termo de intenções de parcerias em educação, pesquisa e desenvolvimento que a empresa assinou com o Estado. “Isso permitirá desenvolver competências únicas, com universidades como a PUC e a UFMG”, declarou.
Durante o evento, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a FCA e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), com o objetivo de promover e incentivar o uso de gás natural veicular e biometano em veículos automotores. Também foi assinado o decreto que isenta de IPVA o veículo novo, fabricado no Estado, movido a gás natural. A Fiat já fabrica um modelo que utiliza gás combustível, o Grand Siena GNV.