Comissão Pró-Ferrovias, da ALMG, debateu também o destino do patrimônio ferroviário do município de Oliveira
Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, situada em Contagem, será recuperada pela VLI Logística
Vereadores de Oliveira cobram explicações de concessionária de linha férrea

VLI Logística anuncia recuperação de estação em Contagem

Prédio da Estação Ferroviária Bernardo Monteiro foi inaugurado em 1910 pelo presidente Venceslau Brás.

16/05/2019 - 18:35

Serão iniciadas no dia 25 de maio as obras de revitalização da Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), com o objetivo de viabilizar sua transformação em um centro cultural ou comunitário. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (16/5/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo gerente de Relações Institucionais Flávio Pereira, da Valor Logística Integrada (VLI), uma empresa do grupo Vale.

Flávio Pereira participou, nesta quinta, de audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG para esclarecer questões relativas ao desmanche e abandono de vagões da VLI no município de Oliveira (Centro-Oeste). A audiência pública foi requerida pelo deputado Gustavo Mitre (PSC), por solicitação de vereadores e da entidade Circuito Cultural Campos das Vertentes, preocupados em recuperar o patrimônio ferroviário histórico do município.

A reunião acabou trazendo uma boa notícia para outro município, uma vez que tanto a Prefeitura de Contagem quanto deputados da ALMG reivindicavam há tempos a revitalização da Estação Bernardo Monteiro, inaugurada em 1910 pelo então presidente da República, Venceslau Brás.

Após a construção da Via Expressa, o prédio ficou isolado e abandonado. No entanto, é uma das edificações mais antigas de Contagem, ponto inicial de desenvolvimento dos bairros Bernardo Monteiro e Bela Vista. A notícia da recuperação do prédio foi bem recebida pela deputada Marília Campos (PT), ex-prefeita de Contagem, que participou da audiência.

Destruição de vagões em Oliveira foi solicitada pela prefeitura

Com relação ao município de Oliveira, o representante da VLI confirmou que os vagões abandonados no local estão sendo removidos e destruídos. Ele esclareceu, no entanto, que esses vagões foram adquiridos originalmente pela própria VLI, não fazendo parte de qualquer concessão federal. Além disso, são vagões para transporte de calcário, sem valor histórico. Por esses motivos, não há restrição legal a seu desmanche.

Flávio Pereira afirmou, além disso, que a remoção dos vagões abandonados foi solicitada pela própria Prefeitura de Oliveira e pela Câmara de Vereadores, em razão de os mesmos estarem se transformando em foco de uso de drogas ou de proliferação do mosquito da dengue.

As informações da VLI foram confirmadas pelo vereador Antônio Ananias de Sousa, de Oliveira, que considerou necessária a remoção dos vagões. No entanto, ele apresentou outras reivindicações à VLI, principalmente a recuperação de dois pontilhões e quatro túneis da linha férrea que isola seis bairros do município. Ele ressaltou a necessidade da construção de passagem de nível ou outras alternativas de acesso a esses bairros, uma vez que as opções atuais estão em más condições ou não permitem a passagem de caminhões ou ônibus.

O deputado Gustavo Mitre, que presidiu a reunião desta quinta-feira, disse ter visitado o município de Oliveira e que considerava necessárias algumas intervenções ao longo dos trechos sob responsabilidade da VLI, com o objetivo de atender a comunidade.

Flávio Pereira disse que a VLI iniciará nos próximos dias a manutenção de um pontilhão ferroviário em Oliveira e solicitou a formalização das demais reivindicações. Com relação à passagem de nível, ele esclareceu que o local sugerido originalmente não é viável, por cruzar a área de um pátio de manobras, o que é proibido. No entanto, a empresa apresentou uma alternativa à Prefeitura, mas aguarda resposta.

Trem das Vertentes – Integrante da Diretoria do Circuito Cultural Campos das Vertentes, Maria Conceição Pinheiro de Campos apresentou o projeto Trem das Vertentes, uma linha turística ligando Oliveira a Divinópolis, que atenderia outros seis municípios. O projeto inclui a criação do Museu da Imigração de Oliveira. Para isso, Maria Campos solicitou à VLI a doação de quatro vagões, um deles para exposição e os outros três para transporte de passageiros na linha turística.

A gerente de Patrimônio da VLI, Lígia Lazarini, disse que tanto a Ferrovia Centro Atlãntica (FCA), controlada pela VLI, quanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão abertos a ceder vagões fora de uso a entidades culturais ou prefeituras. No entanto, ela esclareceu que os vagões que ainda permanecem em Oliveira não se prestam a projetos culturais. Ela se dispôs a analisar opções que pudessem atender a solicitação da entidade.

Requerimentos – Ainda na reunião desta quinta, foram aprovados dois requerimentos para realização de audiências públicas da Comissão Pró-Ferrovias. Os dois são de autoria da deputada Marília Campos e dos deputados Gustavo Mitre e Raul Belém (PSC).

Uma delas, com a participação do Ministério Público Federal, é para discutir o calendário de liberação da multa aplicada às concessionárias de transporte ferroviário em razão do abandono das linhas férreas. A outra, com a participação do secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Marco Aurélio de Barcelos Silva, é para conhecer os projetos ferroviários do governo estadual.

Consulte o resultado da reunião.