Para deputados, título da Unesco pode alavancar turismo em Belo Horizonte

Queijo artesanal mineiro será tema de audiência

Comissão aprova ainda reunião para discutir candidatura de Belo Horizonte como cidade criativa da Unesco.

Por Igor José Moreira Santos Neiva
09/05/2019 - 19:20

A importância do queijo artesanal mineiro no cenário gastronômico do Estado e o apoio fundamental para o aumento da internacionalização do produto serão discutidos em audiência da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento foi aprovado nesta quinta-feira (9/5/19).

Segundo o autor do requerimento, o deputado Mauro Tramonte (PRB), o queijo mineiro ganhou fama mundial e é reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A confecção de queijos artesanais se estabelece por todo território do Estado desde os tempos antigos. Hoje, o queijo mineiro conta com características específicas de cada região”, completa o parlamentar.

O presidente da comissão, deputado Professor Irineu (PSL), e os deputados Gustavo Mitre (PSC), Virgílio Guimarães (PT) e Professor Cleiton (DC) tiveram requerimento de audiência aprovado para discutir a candidatura de Belo Horizonte à Rede de Cidades Criativas da Unesco, por seu patrimônio gastronômico.

A capital mineira disputa com São Paulo esse título. Os deputados Virgílio Guimarães e Professor Irineu destacaram a importância de que Belo Horizonte seja escolhida. Segundo eles, o título pode alavancar o turismo na cidade.

Convidado- O presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), Gílson Dayrell, apresentou, na reunião desta quinta, projeto de desenvolvimento do turismo voltado para os idosos. Segundo ele, o programa seria realizado em baixa temporada, beneficiando o comércio das cidades turísticas do Brasil e gerando emprego e renda. Também seria uma forma de contribuir para o aumento da qualidade de vida dos idosos e sua autoestima.

Consulte o resultado da reunião.