Comissão aprova visita a Santa Casa de Cataguases
Instituição, referência no atendimento a 15 cidades, enfrenta crise financeira.
08/05/2019 - 16:20Nesta quarta-feira (8/5/19), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento do deputado Fernando Pacheco (PHS) para que seja realizada visita à Santa Casa de Misericórdia de Cataguases (Zona da Mata). A instituição estaria enfrentando grave crise financeira, com risco de paralisação de suas atividades.
O requerimento de Fernando Pacheco prevê ainda que membros da Comissão de Saúde sejam convidados a paticipar da visita. "Preciso que outros deputados estejam lá e atestem a situação terrível da Santa Casa, para que possamos pressionar o Estado a tomar alguma providência", disse o parlamentar.
Segundo o deputado, a Santa Casa de Cataguases é referência no atendimento hospitalar para cerca de 200 mil habitantes, de 15 cidades da microrregião; mas agora, diante da falta de recursos financeiros, ameaça atender somentes as pessoas com risco iminente de morte.
Também foram aprovados pela comissão os seguintes requerimentos para realização de audiências públicas:
- Do deputado Coronel Sandro (PSL), para discussão sobre a regularização fundiária em Minas Gerais;
- Do deputado Thiago Cota (MDB), para debater a necessidade de obras na Rodovia MG-129;
- Das deputadas Rosângela Reis (Pode) e Ione Pinheiro (DEM) e do deputado Fernado Pacheco, para que se discuta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/18, a qual trata da fiscalização on-line das contas dos municípios pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A PEC tem como primeira signatária a deputada Ione Pinheiro.