Requerimento foi aprovado na reunião desta terça-feira (7)

Comissão deve ouvir secretário sobre retomada da mineração

Deputado cita estimativa de que produção mineral terá queda de 20% em 2019 e PIB de Minas se reduzirá em 2,5%.

07/05/2019 - 16:55

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deverá realizar uma reunião com convidados para discutir as perspectivas de retomada da atividade de mineração no Estado, após o impacto negativo gerado pelo rompimento das barragens de rejeitos nos municípios de Mariana (Região Central) e Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Requerimento para realização de uma reunião com esse objetivo foi aprovado, nesta terça-feira (7/5/19), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG. A solicitação é assinada pelo presidente da comissão, deputado Thiago Cota (MDB), pela deputada Laura Serrano (Novo) e pelos deputados Virgílio Guimarães (PT) e Glaycon Franco (PV).

De acordo com a proposta, será convidado para a reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manoel Vítor de Mendonça Filho.

A sugestão inicial de um encontro dedicado ao tema foi do deputado Virgílio Guimarães. Ele ressaltou que, no curto prazo, Minas Gerais não tem uma alternativa econômica capaz de substituir a mineração. O deputado Glaycon Franco afirmou que, em 2019, a estimativa é que a produção minerária no Estado registre uma queda de 20%, com um impacto negativo de 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

Consulte o resultado da reunião.