A reforma do Mineirão, para a Copa do Mundo em 2014, pode ser objeto de CPI na Assembleia - Arquivo ALMG

Contratos e denúncias relativos à Minas Arena são debatidos

Suspeitas de desvio de recursos e superfaturamento motivam audiência pública da Comissão de Transportes.

06/05/2019 - 17:26

Os contratos e as denúncias envolvendo a empresa Minas Arena Gestão de Instalações Esportivas serão discutidos em audiência pública da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Léo Portela (PR), e acontecerá nesta quarta-feira (8/5/19), às 14h30, no Espaço José Aparecido de Oliveira.

O deputado Léo Portela também é o primeiro signatário de um requerimento para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Minas Arena, em especial as suspeitas de irregularidades nas obras de reforma e modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, para a Copa do Mundo de 2014.

A Minas Arena, um consórcio entre as empresas Construcap, Egesa e HAP Engenharia, foi responsável pela execução do serviço, entre 2010 e 2012, e posterior administração das instalações.

O deputado ressalta que há suspeitas de superfaturamento e desvio de recursos nas obras, que poderiam chegar a R$ 35 milhões. A denúncia já é alvo de investigações do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e do Ministério Público Estadual.

Léo Portela também critica o fato de o governador Romeu Zema já ter repassado ao consórcio cerca de R$ 9 milhões para a administração do estádio, nos três primeiros meses do ano. Para o deputado, esses pagamentos são inadmissíveis, ainda mais tendo em vista a precária situação financeira do Estado, que já motivou cortes de gastos na área da educação.

Um outro motivo de críticas à Minas Arena são os preços cobrados pelos serviços prestados ao Cruzeiro Esporte Clube e ao Clube Atlético Mineiro. Um requerimento para discutir o assunto foi apresentado pelo deputado Douglas Melo (MDB), para quem os valores são exorbitantes.

Entre os convidados para a audiência pública, já confirmou participação o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio de Barcelos Silva.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.