Setor produtivo criativo compreende exploração de atividades como audiovisuais, gastronomia e moda

Economia criativa será tema de audiência pública

Comissão de Desenvolvimento Econômico aprova requerimento para debater os impactos dessas atividades em Minas Gerais.

30/04/2019 - 18:42

Com o objetivo de debater a temática da economia criativa e seus impactos para a economia mineira, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deverá realizar audiência pública. Requerimento sobre o tema, de autoria do presidente da comissão, deputado Thiago Cota (MDB), foi aprovado na reunião desta terça-feira (30/4/19).

Segundo a justificativa da solicitação, o setor produtivo criativo compreende a exploração de atividades audiovisuais, o patrimônio cultural, a gastronomia, a moda, o design, o artesanato, a arquitetura, a publicidade e as startups. 

Empregos - Thiago Cota reproduziu dados do P7 Criativo, a Agência de Desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais, para mostrar a importância desse conjunto de atividades. O segmento gerou mais de 450 mil empregos no Estado e é responsável por 9,84% das vagas na economia criativa do Brasil, além de gerar R$ 788 milhões mensais para os mineiros.

Na opinião do parlamentar, a economia criativa é de extrema importância para tirar o Estado da grave crise em que se encontra. “Ela é considerada uma das principais estratégias para a diversificação da economia”, observou.

Consulte o resultado da reunião.