Projeto sobre desocupação de terras foi distribuído em avulso na CCJ

Comissão de acompanhamento de desocupações pode ser revogada

PL que pretende fim da instância teve parecer favorável distribuído em avulso. Instante cívico em escolas avançou.

23/04/2019 - 15:16

Projeto de Lei (PL) 492/19, de autoria do deputado Delegado Heli Grilo (PSL), teve seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) distribuído em avulso. A proposta, que tramita em 1º turno, pretende revogar a Lei 13.604, de 2000, que cria comissão especial para acompanhar os processos de desocupação de áreas para assentamento rural ou urbano no Estado.

O relator, deputado Bruno Engler (PSL), afirmou que há alguma polêmica sobre o assunto e, por isso, preferiu fazer a distribuição para que os parlamentares analisassem o conteúdo do parecer e o apreciassem em reunião futura. O documento opina pela sua legalidade na forma original.

De acordo com o relatório, a lei que se pretende revogar foi instituída em decorrência do disposto na Lei 13.053, de 1998, que torna obrigatória a comunicação pelo Poder Executivo a órgãos do Poder Legislativo na hipótese de requisição de força policial para cumprimento de mandado de reintegração de posse. Essa determinação, porém, ainda segundo o parecer, foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Instante cívico – Já o PL 512/19, do deputado Cleitinho Azevedo (PPS), que institui o instante cívico nas escolas em Minas Gerais, teve seu parecer pela legalidade votado na mesma reunião.

De acordo com a proposição, o instante cívico será promovido no último dia útil de cada semana, em todos os turnos, e compreenderá o hasteamento das bandeiras nacional e estadual, a execução do Hino Nacional, do Hino à Bandeira e do Hino do Município em que estiver situada a escola.

O relator, deputado Bruno Engler (PSL), não apresentou qualquer objeção ao projeto, que segue agora para análise da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Consulte o resultado da reunião.