O fechamento da emissora é criticado por parlamentares, servidores e sindicalistas - Arquivo ALMG

Fechamento da Inconfidência AM será novamente discutido

Comissão de Cultura vai ouvir representantes do governo, da rádio, dos trabalhadores e de sindicatos nesta terça (23).

22/04/2019 - 16:42

O fim da Rádio Inconfidência AM será novamente debatido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Cultura realiza audiência pública com o objetivo de discutir as perdas para a cultura e para a comunicação mineira caso o encerramento da emissora seja confirmado. Solicitada pelo deputado Marquinho Lemos (PT), a reunião será nesta terça-feira (23/4/19), às 19 horas, no Auditório.

No ar há quase 83 anos, a emissora conta com programas icônicos em Minas Gerais, dentre eles, a Hora do Fazendeiro, que está no Guinnes Book como o mais antigo do rádio no mundo.

Sua frequência AM atinge a todos os 853 municípios do Estado e por esse motivo ganhou a alcunha de “o Gigante do Ar”. Atualmente, a emissora conta com 102 trabalhadores - 86 concursados e 16 comissionados. A programação contempla jornalismo, cultura, música e esportes.

Na última audiência que tratou do tema na ALMG, da Comissão do Trabalho, em 11 de abril, todos os deputados presentes, além de servidores e sindicalistas criticaram a proposta de fechamento da Inconfidência.

Patrimônio - A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Alessandra Mello, defendeu inclusive que a Rádio Inconfidência seja tombada como patrimônio artístico e histórico dos mineiros.

Por outro lado, a secretária de Estado adjunta de Cultura, Solanda Steckelberg, afirmou na ocasião que a decisão de migrar a Rádio Inconfidência do AM para o FM não era econômica nem política, mas sim, técnica. Segundo ela, não se consegue nem mesmo comprar, mesmo que a preços exorbitantes, certos equipamentos de transmissão para uma AM, isso sem falar na escassez de profissionais para atuar na manutenção.

Para a reunião desta terça (23), estão entre os convidados para a atividade o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Matte, o presidente da Rádio Inconfidência, Ronan Scoralick, além de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e dos funcionários da rádio.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados