A pianista Miriam Bastos fará uma participação especial durante a peça Quartet com Piano,OP. 23, de Antonín Dvorak

Quarteto de cordas é atração do Segunda Musical

Concerto será dividido em duas partes, com participação da pianista Miriam Bastos.

17/04/2019 - 11:51

O Quarteto Horizonte se apresenta no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (22/4/19), às 20 horas, como parte do projeto Segunda Musical. Formado em 2013 por músicos brasileiros e poloneses, o grupo fará um concerto dividido em duas partes.

Na primeira, os violinistas Rodrigo Braga e Katarzyna Druzd, a violonista Kamila Druzd e Robson Fonseca, com seu violoncelo, interpretam “Divertimento in F Major, K.138”, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. A segunda parte será a peça “Quartet com Piano,OP. 23”, de Antonín Dvorak, que contará com a participação da pianista convidada Miriam Bastos, que já foi diretora artística do Segunda Musical.

As atividades do grupo começaram na Polônia, em um ciclo de concertos. O quarteto já se apresentou nos Festivais de Gastronomia de Tiradentes e de Inverno de Ouro Branco e de São João del-Rei. Em Belo Horizonte, participaram dos Concertos Dominicais, da PUC Minas, e de recitais no Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Fundação de Educação Artística.

Saiba mais sobre os músicos

Rodrigo Braga diplomou-se pelo Conservatório de Paris. Desde 2013, integra a Filarmônica de Minas Gerais. Em 2005, recebeu o segundo lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio e, no ano seguinte, venceu o Prêmio Eleazar de Carvalho. Ainda em 2006, foi vencedor do programa Prelúdio da TV Cultura, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos na Alemanha.

Katarzyna Druzd iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade na Escola de Música Frédéric Chopin, localizada em sua cidade natal, Bytom, no sul da Polônia. Concluiu sua formação 18 anos depois, na Academia de Música Karol Szymanowski,

Kamila Druzd também começou a estudar música aos sete anos em Bytom. Entre 1995 e 2007 frequentou o Fryderyk Chopin Gymnasium de Musica na mesma cidade. Em 2013, obteve a graduação e mestrado em Música na Academia de Musica Karol Szymanowski, em Katowice, na Polônia.

Robson Fonseca Ferreira, mineiro de São João del-Rei, iniciou seus estudos no Conservatório Padre José Maria Xavier, onde também foi professor de violoncelo. Formou-se pela Universidade de São Paulo (USP) e foi chefe de naipe dos violoncelos da Sinfônica de Ribeirão Preto e professor na Escola de Música de Sertãozinho. Atua na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2011.

Miriam Bastos é doutora em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre 2007 e 2008, aperfeiçoou-se na Academia de Piano e Música de Câmera de Konz, na Alemanha, onde também deu recitais. Integra o corpo docente da Escola da UFMG desde 1996, onde atua como professora de piano, música de câmara e oficina de performance.

Incentivo à cultura - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.

Mais informações sobre o espetáculo.