O nióbio produzido em Araxá responde por 75% de toda a produção mundial - Arquivo ALMG

Exploração de nióbio em Araxá será tema de audiência

Mineral é explorado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com a iniciativa privada.

15/04/2019 - 19:13 - Atualizado em 16/04/2019 - 12:05

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quarta-feira (17/4/19), em audiência pública, para debater a atual situação da exploração de nióbio em Araxá (Alto Paranaíba). A atividade, solicitada pelo deputado Ulysses Gomes (PT), terá início às 10h45, no Auditório SE.

O nióbio é explorado no município pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codemig) em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), por meio da Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa).

O mineral produzido em Araxá responde por 75% de toda a produção mundial. As reservas mineiras ainda podem ser exploradas por mais de 400 anos.

Importância mundial – O nióbio é usado como liga na produção de aços especiais. É um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. Atualmente, tem inúmeras aplicações, como em automóveis, turbinas de avião, gasodutos e na indústria aeroespacial, bélica e nuclear.

Já confirmaram presença no debate Ricardo Luiz Oliveira e Marco Antônio Castello Branco, ex-presidentes da Comipa e da Codemig, respectivamente.

Durante a gestão dos dois convidados, foi documentada uma divergência quanto à governança da Comipa entre seus dois acionistas. A partilha de resultados das minas de nióbio está no centro da controvérsia. "O nióbio é um metal extremamente estratégico para o Brasil e uma das riquezas mais importantes do solo mineiro. A divergência entre a Codemig e a CBMM deve ser tratada com a seriedade que merece", ressalta o deputado Ulysses Gomes

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte a pauta da reunião.