Os deputados também aprovaram requerimento para discutir o circuito de cervejas artesanais mineiro

Comissão aprova audiênca sobre turismo em Santos Dumont

Deputados querem debater situação do Museu de Cabangu, dedicado ao pai da aviação, e de outros atrativos da região.

11/04/2019 - 19:25

Os deputados da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, em reunião nesta quinta-feira (11/4/19), cinco requerimentos de audiências públicas e visitas. Entre os debates aprovados está um sobre o circuito turístico de Santos Dumont (Zona da Mata), atendendo a requerimento do deputado Coronel Henrique (PSL).

A ideia é discutir o potencial turístico da cidade, destacando o Museu de Cabangu, localizado na casa onde morou Santos Dumont, considerado o patrono da Aeronáutica Brasileira, conforme lembra o requerimento aprovado. Por falta de verbas, o local tem limitado o seu funcionamento. Na mesma audiência, serão lembrados ainda pontos turísticos da região, como a represa de Ponte Preta e o Caminho Novo, trilha que faz parte da Estrada Real.

O presidente da Comissão, deputado Professor Irineu (PSL), e o vice, Gustavo Mitre (PSC), assinam, juntamente com outros parlamentares da Comissão, Mauro Tramonte (PRB), Professor Cleiton (DC) e Virgílio Guimarães (PT), outro pedido de audiência. A proposta é debater o desenvolvimento do turismo e da gastronomia em Minas Gerais e as políticas públicas para o setor no Estado.

Mauro Tramonte teve ainda aprovado requerimento de audiência pública para discutir o circuito de cervejas artesanais do Estado. “As cervejas artesanais do Estado vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional”, justificou o parlamentar, presente na reunião. Ele citou a cidade de Nova Lima (RMBH) como um dos expoentes na fabricação do produto em Minas Gerais.

Visitas - A Comissão também aprovou pedido de visita ao Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, localizado na capital mineira. O intuito da visita é conhecer as iniciativas do órgão que visa estimular o desenvolvimento do turismo no Estado. A entidade é presidida por Roberto Luciano Fagundes, que participou da reunião.

Ele manifestou temor quanto à união das secretárias de Turismo e Cultura, que consta da proposta de reforma adminstrativa encaminhada pelo governador à ALMG (Projeto de Lei 367/19). O requerimento para a visita, sugerida por Roberto Fagundes, foi assinado por quatro membros efetivos da Comissão de Turismo e Gastronomia: Professor Irineu, Mauro Tramonte, Professor Cleiton e Virgílio Guimarães.

Mauro Tramonte ainda teve aprovada pedido de visita ao Ministério do Turismo, em Brasília (DF). Segundo o deputado, o apoio do governo federal é fundamental para o desenvolvimento do turismo e da gastronomia no Estado.

Consulte o resultado da reunião.