Orquestra 415 de Música Antiga executa obras barrocas utilizando réplicas fiéis de instrumentos de época

Concerto cênico-musical será apresentado no Segunda Musical

Recital é baseado na obra Dom Quixote. Durante a execução das músicas, atores vão representar e pintar.

11/04/2019 - 11:12

Música, interpretação e artes plásticas estarão reunidas no concerto que será apresentado nesta segunda-feira (15/4/19), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pela Orquestra 415 de Música Antiga. O recital, que integra a programação do Segunda Musical, é inspirado na obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Durante a apresentação, os músicos vão executar a suíte burlesca de Dom Quixote com a regência do maestro Eduardo Fonseca. A obra foi composta por G. P. Telemann, que musicou trechos da obra Cervantes.

Enquanto as músicas são executadas ao vivo pela orquestra, no palco, os atores Luciano Luppi e Ivana Andrés se revezam na interpretação de Dom Quixote e Sancho Pança, além de manipular bonecos. Em alguns momentos, Ivana, que é artista plástica, vai pintar cenas do livro.

A Orquestra 415 de Música Antiga, criada em 2012, executa obras barrocas utilizando réplicas fiéis de instrumentos de época, recriando uma sonoridade muito próxima àquelas que as pessoas da época ouviam. O objetivo é provocar uma experiência única e rara, como uma viagem no tempo.

Participantes do recital:

O regente Eduardo Fonseca é formado em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador da música barroca, de performance e de interpretação.

Luciano Luppi é ator e diretor de teatro desde 1969 e professor de Artes Cênicas. Participou de mais de 40 peças de teatro, realizou três filmes de longa metragem, além das minisséries Mad Maria e JK. Atuou nas novelas Alma Gêmea, Da Cor do Pecado e Irmãos Coragem, da Rede Globo.

Ivana Andrés tem mais de 30 anos de experiência como artista plástica e é professora de Desenho e Pintura. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Há 18 anos, atua como atriz e cantora do Grupo Voz e Poesia. Ivana também é dramaturga, cenógrafa e aderecista.

Incentivo à cultura - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.

Mais informações sobre o espetáculo.