Monólogo está em cartaz há dez anos e foi premiado em 2010

Literatura de cordel inspira monólogo no Zás desta quinta

Personagem Chico Cica em “É daí pra pió” apresenta monólogo cômico, com anedotas e “causos” populares.

08/04/2019 - 10:20

O artista Ronildo Prudente traz a peça teatral Chico Cica em “É daí pra pió” para o projeto Zás desta quinta-feira (11/4/19), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Há dez anos em cartaz, o espetáculo é resultado de uma pesquisa realizada pelo ator para valorizar a identidade cultural das cidades do interior de Minas Gerais e do homem do campo brasileiro.

Inspirado na literatura de cordel, na cantoria e na embolada (forma poética-musical do Nordeste), Ronildo interpreta o matuto Chico Cica. Com seu dialeto peculiar, sua viola cabocla e seu pandeiro, ele conta anedotas e “causos” inusitados. Muitas situações retratadas fazem com a que a plateia as identifique. O personagem também canta divertidas emboladas e trava-línguas, com a participação do público.

A peça foi premiada em 2010 com o Cena Minas – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas. O espetáculo já foi apresentado mais de 450 vezes em cidades do Estado.

Ronildo Prudente é ator, diretor teatral, compositor, músico e constrói instrumentos de material reciclado. Em 2014, fundou o grupo Borná de Xepa, que ganhou vários prêmios, entre eles, os festivais de música de Paracatu (Noroeste) e Caxambu (Sul de Minas). É professor de percussão na EcoBanda, projeto realizado em escolas públicas de Lambari, Varginha e Três Corações, todas no Sul de Minas.

Assembleia Cultural - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas sempre às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.