Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em BH - Arquivo ALMG

Comissão das Ferrovias promove debate por videoconferência

Iniciativa inédita na ALMG acontece na quarta (3). Antes, nesta terça (2), outra audiência trata da linha BH-Inhotim.

01/04/2019 - 18:11

De forma inédita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras vai realizar sua audiência pública desta quarta-feira (3/4/19) por meio de videoconferência.

A reunião, às 14h30, no Plenarinho IV, será aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus Filho (PV). E foi solicitada por quatro membros titulares da comissão: os deputados João Leite (PSDB), presidente, Gustavo Mitre (PSC), vice, Roberto Andrade (PSB), relator, e Coronel Henrique (PSL).

O evento vai tratar dos trechos ferroviários prioritários no Estado e ouvirá representantes da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), pertencente ao Ministério da Infraestrutura (Minfra). Entre eles estão o titular da SNTT, Jamil Megid Júnior, e o diretor do Departamento Ferroviário da secretaria, Ismael Trinks.

Segundo informações do gabinete do deputado João Leite, serão apresentadas ao Governo Federal propostas de investimentos para recuperação da malha ferroviária mineira em vários trechos.

Trens de passageiros - Um dos trechos que a comissão dará ênfase é o reivindicado por um consórcio de municípios da Zona da Mata, tendo como ponto de referência Viçosa, que lutam pela reativação de uma linha de passageiros na região.

Outra linha de trem de passageiros que se pretende retomar é a que partiria da Praça da Estação, no Centro da Capital, e vai até Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Ainda segundo informações do gabinete do parlamentar, esse percurso tem potencial para transportar 290 mil passageiros por dia e ajudaria a desafogar o trânsito nas avenidas Amazonas e nas vias principais da região do Barreiro.

Circuitos turísticos - Também serão enfatizados circuitos turísticos sob trilhos envolvendo municípios produtores de café, tanto na Zona da Mata, no chamado Vale Verde, quanto no Sul de Minas, incluindo Três Corações, Varginha e Machado; além do chamado Circuito do Ferro, entre Sabará e Caeté, dois municípios da RMBH, e entre o Belvedere, na Capital, e o Museu Inhotim, em Brumadinho.

Além disso, a comissão pretende mostrar aos integrantes do Ministério como o transporte ferroviário de cargas é concentrado: mais de 80% da carga transportada é de minério de ferro.

Os deputados defendem a diversificação do transporte de carga, para incluir grãos, como café e milho. E reivindicam a volta da ferrovia que liga o Norte de Minas à Bahia, para escoar a produção da região até o porto no Sul daquele estado nordestino.

Linha ferroviária entre BH e Inhotim será tema de reunião

A implantação de uma linha ferroviária entre o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em BH, e o Museu Inhotim, em Brumadinho, será outro tema a ser discutido pela comissão, já nesta terça-feira (2), às 15 horas, no Plenarinho II.

A criação dessa ferrovia é uma das compensações que vêm sendo negociadas com a mineradora Vale, em função do rompimento da barragem de rejeitos de minério do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano.

A audiência também foi solicitada pelos mesmos deputados e tem como objetivo debater as compensações da Vale em virtude da tragédia, com a coordenadora do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, Luisa Cardoso Barreto, assessora da vice-governadoria.

Recuperação - A proposta do Governo de Minas, da linha de trem BH-Brumadinho, foi divulgada na última quinta (28), como forma de recuperar economicamente a cidade. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte.

De acordo com ele, a ideia é oferecer ao turista uma viagem no tempo: do museu belo-horizontino, que retrata profissões antigas, ao Inhotim, que abriga a arte contemporânea. Duas secretarias de Estado estarão à frente do projeto: de Transportes e Obras Públicas (Setop) e de Cultura e Turismo (SEC), com apoio da Controladoria-Geral do Estado e do Ministério do Turismo.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista de convidados para a reunião de terça (2) e de quarta (3).