Comissão agenda visita a secretarias estaduais
Objetivo é conhecer planejamento do Executivo para as áreas de desenvolvimento econômico e turismo.
01/04/2019 - 13:13Parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam nesta quarta-feira (3/4/19), a partir de meio-dia, as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O requerimento é de autoria do presidente da comissão, deputado Thiago Cota (MDB).
O objetivo da visita é conhecer o planejamento das duas pastas com relação à economia mineira para os próximos anos. O parlamentar já havia aprovado em fevereiro na comissão outra visita ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Cláudio Beato, para também conhecer os planos da pasta para os próximos anos. A finalidade é analisar como o planejamento metropolitano pode se articular e impactar a economia mineira.
"Esperamos conhecer as propostas e projetos que os gestores públicos têm a oferecer para o nosso Estado nesses próximos anos. A Comissão de Desenvolvimento Econômico estará à disposição para contribuir no que for necessário para auxiliar no desenvolvimento do turismo. Precisamos de alternativas para alavancar a receita do nosso Estado, acredito que o turismo tem um enorme potencial diante das inúmeras belezas e atrativos que Minas Gerais possui", resssaltou o parlamentar.
Incentivo – No último dia 27, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), leu, em Plenário, Decisão da Mesa que cria a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, que terá vigência de um ano, prorrogável por uma vez.
A finalidade da comissão é fomentar debates relativos ao desenvolvimento e à expansão das atividades e dos serviços turísticos; discutir mecanismos para potencializar o crescimento do setor com o uso sustentável de ativos ambientais e culturais do Estado; e promover ações de valorização de produtos da gastronomia mineira e de fortalecimento de roteiros gastronômicos.
De acordo com o texto, a referida comissão deverá realizar, em conjunto com as comissões permanentes com as quais tiver interseção temática, audiências públicas, debates públicos, visitas técnicas e reuniões com convidados. A Comissão de Turismo e Gastronomia apresentará à Mesa da Assembleia relatório de suas atividades no fim dos trabalhos.