Abertas inscrições para atividades sobre mulheres
Capacitações pretendem destacar temáticas ligadas ao público como desdobramento do evento que marcou o Dia da Mulher.
25/03/2019 - 16:50Têm início, nesta segunda-feira (25/3/19), as inscrições para duas atividades com temas afetos às mulheres a serem realizadas na Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O curso Oratória para Mulheres e o encontro que vai discutir a solidão da mulher negra são desdobramentos do evento Sempre Vivas - Mulheres em Luta contra a violência, que marcou o Dia Internacional da Mulher, no último dia 8 de março.
Para se inscrever para o curso, o interessado deve enviar, até 15 de abril, um e-mail para o endereço escola.eventos@almg.gov.br, informando o título da atividade, o nome e o endereço completo, o CPF e o e-mail.
A capacitação, que será realizada nos dias 29 de abril e 6, 13, 20 e 27 de maio, das 18 às 21 horas, pretende estimular as participantes a desenvolverem habilidades pessoais de comunicação, capacitando-as a elaborar e apresentar discursos, em diversas situações, com desenvoltura e eficácia.
Ivan Capdeville Júnior, que é professor da ELE e redator-revisor da ALMG, ministrará a atividade. Ele é graduado em Letras, pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), e mestre em Linguística – Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O curso abordará as habilidades para falar em público, trará dicas e apresentará princípios para a elaboração de textos orais e escritos, além de possibilitar a ampliação da percepção e da organização do pensamento.
Encontro temático aborda solidão da mulher negra
Para participar do encontro que vai discutir a solidão da mulher negra, também é necessário encaminhar um e-mail para escola.eventos@almg.gov.br, informando o título da atividade, a data e o horário, bem como o nome do interessado e seu endereço completo, o CPF e o e-mail.
Essa atividade será realizada no dia 9 de abril, das 18 às 20h30, e contará com as presenças das palestrantes Andréa Regina Marques Chamon e Yone Maria Gonzaga. Andréa é psicóloga, especialista em Gênero e Diversidade na Escola, mestra em Psicologia Social e doutoranda em Psicologia Social. Yone é professora e consultora das Relações Étnico-Raciais e de Gênero e doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG.
Também foi convidada a participar do encontro a deputada Andréia de Jesus (Psol), que está em seu primeiro mandato na ALMG. Ela já atuou como advogada popular e educadora infantil. Integrou as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e as pastorais de rua e carcerária. Militante das Brigadas Populares e da #partidA, segue ao lado das pessoas privadas de liberdade e das ocupações urbanas.
Outras atividades - Para que o Dia Internacional da Mulher reverbere ao longo do ano, serão realizados, ainda, outros encontros temáticos na ELE: a mulher e o mundo do trabalho (7/5); violência obstétrica e sequestro de bebês (4/6); jovens mulheres (2/7); e sempre vivas (6/8).
As inscrições serão abertas 15 dias antes de cada atividade. Os debates poderão ser acompanhados ao vivo pela fanpage da Assembleia de Minas.
O Dia da Mulher também motivou a produção de matérias especiais sobre a temática da violência contra a mulher.