Ao todo, sete requerimentos foram aprovados na reunião desta quinta-feira (21)

Ferrovia entre BH e Brumadinho pode ser reativada

A Comissão Pró-Ferrovias aprovou, nesta quinta-feira (21/3/19), três requerimentos relacionados a essa proposta.

21/03/2019 - 18:34

Três requerimentos relacionados à implantação de uma linha ferroviária entre o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, e o Museu Inhotim, em Brumadinho ((Região Metropolitana de Belo Horizonte) foram aprovados nesta quinta-feira (21/3/19), pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

A criação dessa ferrovia seria uma das compensações que a Mineradora Vale teria que realizar devido ao rompimento da barragem de rejeitos de minério do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro.

Outros quatro requerimentos também foram aprovados, ou sete no total, sendo que seis deles são de autoria conjunta dos deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão, Gustavo Mitre (PSC), vice, Roberto Andrade (PSB), relator, e Coronel Henrique (PSL).

O primeiro deles é de audiência pública para tratar justamente das propostas anunciadas pelo Governo de Minas de implantação do trecho ferroviário turístico BH-Brumadinho.

Outra audiência vai debater, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o desenvolvimento do transporte ferroviário em Minas Gerais. Vão entrar nessa discussão o processo de renovação das concessões, as multas aplicadas às concessionárias e as compensações da mineradora Vale pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Em outra audiência pública serão discutidas, com a coordenadora do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, essas compensações da Vale, entre as quais a implantação da nova linha.

Interior - Os parlamentares pretendem ainda fazer uma visita ao trecho ferroviário de Formiga (Centro-Oeste) e às estações ferroviárias do município, a fim de fazer o reconhecimento de suas condições de preservação e seu potencial turístico.

Por fim, foram aprovadas uma audiência pública e uma visita, para debater os trechos ferroviários prioritários no Estado. Para a reunião, será convidado um representante da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT). Já a visita será para o Departamento de Transportes Ferroviários (DTFER), do Ministério de Infraestrutura (Minfra).

Por último, foi aprovado requerimento do deputado Mauro Tramonte (PRB), de audiência pública em Poços de Caldas (Sul), para debater a relevância da restauração das ferrovias no município.

Consulte o resultado da reunião.