Deputados querem debater também situação do Vapor Benjamim Guimarães

Cultura vai discutir danos da mineração à Serra da Piedade

Requerimentos de outras audiências e de entrega de voto de congratulações também foram aprovados pela comissão.

13/03/2019 - 18:56

Os danos que a retomada da atividade minerária pode causar ao conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade serão discutidos em audiência da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O requerimento, de autoria do deputado Professor Wendel Mesquita (SD), foi um dos aprovados nesta quarta-feira (13/3/19) pela comissão.

Em fevereiro, a Câmara de Atividades Minerárias do Governo de Minas Gerais, ligada ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), aprovou a volta da atividade de mineração na Serra da Piedade, entre Caeté e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Segundo Professor Wendel Mesquita, houve uma apelo de emissoras católicas de televisão para que os fiéis fizessem todo o possível para que a decisão fosse revista. “Eu vou fazer a minha parte”, afirmou.

Outro requerimento, de autoria do deputado Duarte Bechir (PSD), busca debater a situação da Casa de Juscelino e as medidas necessárias para a continuidade de suas atividades em Diamantina (Região Central).

O imóvel, um museu dedicado ao ex-presidente, ex-governador de Minas e ex-prefeito de BH Juscelino Kubitschek (1902-1976), fechou as portas no mês passado, por problemas financeiros. Segundo Duarte Bechir, a falta de uma prestação de contas impossibilitou o repasse de verbas para o museu. “A Casa de Juscelino não pode fechar. Parece que há possibilidades de financiamento pela iniciativa privada”, adiantou.

Vapor – Os deputados aprovaram também requerimento do deputado Bosco (Avante), que quer discutir em audiência pública a situação do Vapor Benjamim Guimarães, única embarcação do tipo ainda em operação no mundo.

O vapor navega o Rio São Francisco, na região de Pirapora (Norte). O deputado alega que, apesar de tombada pelo Patrimônio do Estado, a embarcação encontra-se em risco de deterioração, o que deve ser evitado a todo custo.

Já o deputado Mauro Tramonte (PRB) teve aprovado requerimento de reunião com convidados para entrega de voto de congratulações à Banda São Sebastião, de Brumadinho.

A corporação musical, de acordo com o parlamentar, contribuiu para aliviar o sofrimento das famílias atingidas pelo rompimento da Barragem da Mina de Fundão, da Vale, ocorrida em janeiro, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Consulte o resultado da reunião.