Assembleia homenageia Fecomércio por seus 80 anos

Reunião Especial será na noite de quinta (14) e será precedida ao longo de dia com atividades de lazer para comunidade.

08/03/2019 - 19:37 - Atualizado em 12/03/2019 - 19:30

Para marcar as comemorações dos 80 anos de criação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial nesta quinta-feira (14/3/19), às 20 horas, no Plenário. A solicitação do evento é do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB).

Além de receber a homenagem, a entidade e, ainda, o Sesc e o Senac, que juntos formam o Sistema Fecomércio MG, realizarão, durante todo este dia, uma série de atividades gratuitas de lazer, educação e saúde em várias dependências da Assembleia.

“Não é qualquer entidade que consegue atingir essa marca e a Fecomércio-MG realizou essa proeza, com muito êxito”, destaca Antonio Carlos Arantes. Na opinião do parlamentar, o comércio é uma atividade de fundamental importância na vida dos mineiros. "É por isso que solicitei a homenagem à Fecomércio, que muito bem representa esse setor”, completou.

História - A Fecomércio-MG foi criada em 4 de dezembro de 1938 pelos sete sindicatos do comércio filiados com sede em Belo Horizonte à época: quatro varejistas, de gêneros alimentícios, produtos farmacêuticos, automóveis e acessórios e, ainda, de máquinas, ferragens e tintas; dois atacadistas, de tecidos, vestuários e armarinho e de gêneros alimentícios; além do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte.

Atualmente, a instituição contabiliza 53 sindicatos filiados e 13 conveniados, representando cerca de 722 mil empresas no Estado. Todos esses sindicatos e mais os Serviços Social do Comércio (Sesc) e Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) formam o Sistema Fecomércio MG. Essa integração permite a expansão de sua atuação para os 853 municípios mineiros.

Ao longo de oito décadas, a entidade solidificou três pilares: integração entre as instituições do Sistema Fecomércio MG, fortalecendo sua atuação em diversas áreas; ampliação da interiorização das ações, garantindo presença e influência em todo o Estado; e estreitamento da relação com mercados externos, com investimentos na internacionalização das referências para assimilação das melhores práticas mundiais.

Transformações - “Asseguro que nenhuma outra entidade sindical passou por transformações tão amplas e profundas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio MG, Lúcio Emílio de Faria Júnior. De acordo com o site da Fecomércio, apesar do estreito relacionamento com os poderes públicos, na busca de soluções para os problemas nacionais, a Fecomércio MG mantém-se com recursos de contribuições dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Ainda de acordo com informações divulgadas no site, as contribuições recolhidas (sindical, confederativa e negocial) retornam aos associados na forma de produtos e serviços voltados ao desenvolvimento dos negócios, à defesa de melhores condições de gestão para os empresários e a iniciativas nas áreas de cultura, saúde, lazer e capacitação profissional.

Atividades de educação, lazer e saúde estão na programação

Durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (14), serão realizadas uma série de eventos de lazer, educação e saúde, em várias dependências da Assembleia de Minas.

No Hall das Bandeiras ficará estacionada a Carreta Senac, onde serão oferecidas atividades de lazer à comunidade. Entre 10 e 15 horas, as crianças terão à disposição infláveis, cama elástica, mesas de pingue pongue e de colorir, jogos de tabuleiro, pintura facial e oficina criativa de artesanato.

Para os adultos haverá, de 9 as 13 horas, a balança de bioimpedância, que avalia a densidade corporal do indivíduo, informando sua porcentagem de gordura, hidratação e condições de ossos e músculos. Também para esse público, haverá duas sessões de alongamento, às 9 e às 18 horas, guiado por instrutor.

Também no Hall das Bandeiras, o chefe de cozinha Ronie Peterson fará três apresentações, às 10h30, 12h30 e 14h30, e degustações do buffet elaborado com produtos do "Primórdios da Cozinha Mineira". Esse é um projeto que resgata e dá novos usos a hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais.

Na unidade do Senac Móvel, das 10 às 18 horas, serão realizados diversos workshops envolvendo a importância dos alimentos e da alimentação saudável.