André Quintão celebrou o tema da Campanha da Fraternidade de 2019
Prêmio para Aeroporto de Confins foi comemorado por Roberto Andrade
Guilherme da Cunha quer esclarecer atuação da PM em desfile de bloco
Disputa partidária mesmo após as eleições foi criticada por Cleitinho Azevedo
Doutor Jean Freire visitou o Rio Paraopeba e trouxe amostra da água suja

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 7/3/19

Manifestações políticas no Carnaval e atuação da Polícia Militar em Belo Horizonte são tratadas em discursos na tribuna.

07/03/2019 - 17:47

Políticas Públicas
A Campanha da Fraternidade de 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas”, foi saudada pelo deputado André Quintão (PT). Ele parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por resgatar o “coração da doutrina social da igreja”, com atenção aos mais pobres. “A Constituição Federal de 1988 trouxe conceitos importantes como a universalização e incluiu a participação popular nas políticas públicas”, salientou. Como contraponto, o parlamentar citou aspectos da reforma da previdência, que ameaçariam o direito constitucional da seguridade social. André Quintão também abordou postagens do presidente Jair Bolsonaro que, na sua visão, desmoralizam uma manifestação plural e livre que é o Carnaval. Ele ainda cobrou explicações da PM sobre atuação no bloco Tchanzinho Zona Norte, que teria sido impedido de se manifestar conta o governo federal. E parabenizou as mulheres pela organização de atividades neste Dia Internacional.

 

Confins
O deputado Roberto Andrade (PSB) comemorou o prêmio Airport Service Quality 2018 dado ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (RMBH). O terminal foi eleito o melhor da América Latina e Caribe na categoria 5 milhões a 15 milhões de passageiros/ano. “Sou entusiasta do aeroporto pelo que ele faz pelo turismo e desenvolvimento”, pontuou. O deputado lembrou o movimento pela volta dos voos comerciais para a Pampulha, segundo ele sem fundamento técnico ou econômico. E citou que a consolidação da Capital mineira para o turismo de negócios, bem como a implantação de um aeroporto indústria na RMBH dependem de novos voos em Confins. Em apartes, Gustavo Valadares e João Leite, ambos do PSDB, apoiaram o colega no pedido de incentivos para Confins e de melhoria do acesso rodoviário ao terminal. Já a deputada Marília Campos (PT) convidou os colegas para a programação relativa ao Dia Internacional das Mulheres.

 

Polícia Militar
A atuação da Polícia Militar no bloco Tchanzinho Zona Norte, em BH, foi objeto de requerimento protocolado pelo deputado Guilherme da Cunha (Novo) e de discurso no Plenário. Informações da imprensa indicam que a PM ameaçou retirar o apoio ao bloco diante de manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro. “Pode ter havido repressão de ideias com o uso da força”, pontuou o parlamentar. No requerimento, ele pede esclarecimentos sobre o fato e as medidas adotadas e ainda questiona se a decisão foi do comando local ou geral da corporação. “O foco é na solução, sem caça às bruxas, com respeito à liberdade de expressão”, reforçou. Em aparte, Bruno Engler (PSL) criticou a manifestação política no Carnaval e afirmou que isso poderia terminar em violência, o que teria levado a PM a atuar de forma preventiva. Já André Quintão (PT) parabenizou o colega do Novo pela lucidez e lembrou a característica de contestação de vários blocos de BH.

 

Partidarismo
O deputado Cleitinho Azevedo (PPS) criticou o partidarismo e a continuidade da guerra entre esquerda e direita, mesmo após o fim das eleições. Nesse sentido, elogiou a iniciativa do colega Guilherme da Cunha (Novo), que cobrou explicações da Polícia Militar sobre episódio ocorrido no Carnaval, em Belo Horizonte, em que o bloco Tchanzinho Zona Norte teria sido impedido de se manifestar contra o presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, Cleitinho Azevedo elogiou a iniciativa do governo federal de incentivar a execução do Hino Nacional nas escolas. Defendeu também que as escolas toquem obrigatoriamente o hino municipal. Cobrou ainda investimentos em educação e que o Estado coloque em dia os repasses aos municípios. Em aparte, o deputado Coronel Henrique (PSL) prestou homenagem às mulheres. Já os deputados Bruno Engler (PSL) e Bartô (Novo) defenderam uma auditoria nos gastos em educação e o fim da ingerência política no setor.

 

Rio Paraopeba
Uma garrafa PET de meio litro, cheia de água marrom do Rio Paraopeba, foi exibida pelo deputado Doutor Jean Freire (PT) na tribuna do Plenário, durante seu pronunciamento. O deputado recolheu a água ao visitar, durante o Carnaval, comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da empresa Vale na Mina do Córrego do Feijão, que ocorreu em 25 de janeiro. O deputado disse ter visitado o município de Brumadinho (RMBH), onde ocorreu a tragédia, em companhia de representantes da Igreja Católica, que está oferecendo apoio às famílias prejudicadas. “Um apoio que seria função da Vale. E a gente tem que ouvir o presidente da Vale falar no Congresso que a Vale é uma joia. Joia é a população daquela região”, afirmou o deputado. Doutor Jean também elogiou a luta das mulheres por seus direitos e garantiu que estará nos eventos programados pela ALMG para o Dia Internacional da Mulher, neste dia 8 de março.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.