Solicitações foram aprovadas pela Comissão de Administração Pública

Presidente Bolsonaro e Sérgio Moro podem receber homenagens

Comissão aprova pedidos para que Executivo conceda aos políticos Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais.

26/02/2019 - 18:00

Foram aprovados, nesta terça-feira (26/2/19), pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), requerimentos para que o governador conceda ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro, o título de Cidadão Honorário do Estado. A autoria dos pedidos é do deputado Coronel Sandro (PSL).

O parlamentar defendeu a entrega da honraria aos membros do governo federal. Ele lembrou que Jair Bolsonaro obteve, em Minas, expressiva votação (58,19% dos votos válidos no segundo turno). E, nesse sentido, como já teria a consideração do povo mineiro, o título apenas formalizaria o apreço ao político, conforme afirma Coronel Sandro.

“Sérgio Moro merece a homenagem devido aos serviços prestados como magistrado”, completou o deputado, que classificou Moro como um “herói nacional”. Para o parlamentar, a sentença judicial de condenação ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, merece ser celebrada. Manifestaram apoio ao requerimento os deputados Sargento Rodrigues (PTB), Raul Belém (PSC), Bruno Engler e Delegado Heli Grilo (ambos do PSL).

O contraponto aos requerimentos foi feito pela deputada Beatriz Cerqueira (PT). Ela enumerou as medidas tomadas por Jair Bolsonaro que seriam contrárias aos interesses dos cidadãos, como o aumento do salário mínimo abaixo do que teria acordado o governo anterior e o proposital enfraquecimento das instituições que defendem os trabalhadores, como o Ministério e a Justiça do Trabalho.

Quanto a Sérgio Moro, a parlamentar questionou a atuação dele como magistrado, já que teria promovido uma “justiça seletiva”.

Audiências – Foram aprovados ainda requerimentos para a realização de duas audiências públicas, em conjunto com outras comissões da ALMG, a fim de debater o Projeto de Lei (PL) 367/19, que trata da reforma administrativa do Estado. Também será tema de uma das reuniões o PL 368/19, que pretende incorporar a Escola de Saúde Pública à estrutura da Secretaria de Estado de Saúde.

Consulte o resultado da reunião.