Associação busca a valorização das mulheres rurais

Galeria recebe produtos de comunidades da Zona da Mata

Integrantes da Associação de Mulheres Rurais de Muriaé trabalham com patchwork e crochê; doces também estão expostos.

21/02/2019 - 17:48 - Atualizado em 26/02/2019 - 13:27

A Associação de Mulheres Rurais de Muriaé (Amur) expõe seus trabalhos entre esta segunda (25/2/19) e sexta-feira (1º/3). Peças de artesanato e doces podem ser vistos e adquiridos, das 8 às 18 horas, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Entre os trabalhos da mostra, estão os das artesãs Tereza Rosa de Jesus, de 68 anos, e Maria Madalena Gomes Mansur, de 62. Tereza utiliza a técnica de patchwork para produzir, com retalhos, produtos de cama, mesa e banho. Já Maria confecciona panos de prato em crochê e toalhas de mesa em ponto-cruz.

Criada em 1993, a Amur promove a integração entre grupos de mulheres das diversas comunidades e distritos da Zona da Mata, como Pirapanema, Santa Rosa e Macuco. Os produtos são confeccionados pelas agriculturas e seus familiares. O objetivo da associação é buscar a valorização das mulheres rurais e a ampliação de sua participação em atividades socioeconômicas, culturais e recreativas.

A exposição faz parte do projeto Mineiranças de 2018, que seleciona, anualmente, coletivos de artesãos para realização de feiras e exposições.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.