Coronel Henrique elogiou atuação das forças de segurança em Brumadinho
As dificuldades financeiras dos municípios foram lembrados por Raul Belém
Delegado Heli Grilo defendeu convocação de excedentes em concursos da Polícia Civil

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 13/2/19

O tema da segurança foi majoritário nas falas; o atraso em repasses aos municípios também foi mencionado.

13/02/2019 - 16:59

Segurança
Em seu primeiro discurso, o deputado Coronel Henrique (PSL) afirmou que trará para a ALMG a discussão sobre segurança e seus métodos. Nesse sentido, ele elogiou a atuação das forças de segurança após o rompimento da barragem em Brumadinho (RMBH). “Foi muito destacado o trabalho dos bombeiros, em primeiro lugar, além das polícias Civil e Militar. Não posso esquecer também do papel das Forças Armadas – Exército, Aeronáutica e Marinha”, completou. Também médico veterinário, Coronel Henrique disse ter acompanhado a ação de órgãos e entidades no resgate de aproximadamente 400 animais, recolhidos e tratados. O deputado classificou o episódio em Brumadinho e também o de Mariana (Central), como “tragédias de saúde única”, que englobam danos aos seres humanos, animais e ao meio ambiente. Em apartes, deputados enfocaram o projeto Escola sem Partido: Léo Portela (PR) e Coronel Sandro (PSL) apoiaram a proposta, enquanto Betão (PT) a criticou.

Municípios
O deputado Raul Belém (PSC) abordou as dificuldades enfrentadas pelos municípios mineiros e condenou a gestão do ex-governador Fernando Pimentel. “Ele se apropriou de recursos municipais e deixou as cidades nas circunstâncias atuais”, afirmou. O parlamentar enfatizou que, devido à falta desses repasses, pessoas morrem diariamente nos municípios. Segundo ele, a ausência dos recursos repercute na dificuldade de contratar médicos, por exemplo. O deputado defendeu um novo pacto federativo. “Ficamos à mercê das políticas da União e do Governo do Estado que, muitas vezes, não conhecem a realidade das cidades”, destacou. Em aparte, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) falou da importância da regularização do pagamento de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Em outros apartes, os deputados João Vítor Xavier (PSDB) e Professor Cleiton (DC) manifestaram apoio a Raul Belém.


Segurança II
Também preocupado com a segurança, o deputado Delegado Heli Grilo (PSL) defendeu a convocação dos 557 investigadores e 100 delegados, excedentes dos últimos concursos realizados pela Polícia Civil. Segundo ele, em Minas há três comarcas sem delegados. Divulgou ainda um projeto de sua autoria que institui o chamado Plantão Digital, que permitiria ao delegado fazer o flagrante em outra localidade, de forma digital, por meio de videoconferência. “Atualmente, os delegados de Uberaba têm que se deslocar por 250 km de distância para fazer plantão em Patrocínio. O plantão digital resolveria esse problema”, explicou. Houve três apartes: João Vitor Xavier (PSDB) criticou projeto em tramitação na Câmara de Pouso Alegre (Sul) que permite a desativação da guarda municipal para contratação de empresa de segurança. Coronel Sandro defendeu a redução da maioridade penal para 16 anos e Virgílio Guimarães deu boas vindas a Heli Grilo.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.