Uso de computadores, sistemas e demais serviços de TI ficará interrompido - Arquivo ALMG

Portal da Assembleia fica fora do ar no sábado (26)

Paralisação vai permitir ampliação da rede de tráfego de dados. Serviços devem ser restabelecidos no fim da tarde.

23/01/2019 - 13:29 - Atualizado em 25/01/2019 - 18:59

Atualização em 25/1/19: A interrupção do Portal da ALMG e dos sistemas, correio eletrônico e demais serviços de TI foi suspensa temporariamente e não ocorrerá mais neste sábado (26).

portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ficará fora do ar no próximo sábado (26/1/19), ao longo de todo o dia. A paralisação é necessária para que sejam instalados novos equipamentos na rede, com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego de dados na instituição.

O uso de computadores, sistemas, correio eletrônico e demais serviços de TI ficará interrompido. Da mesma forma, a Intranet e o site Políticas Públicas serão afetados. Todos os acessos serão redirecionados para uma página com informações sobre a manutenção, na qual será possível acessar apenas as edições recentes do Diário do Legislativo, incluindo a do dia 26/1.

As transmissões da TV Assembleia para o Youtube serão também paralisadas. A expectativa é que até o fim da tarde todos os serviços estejam restabelecidos.

Estrutura – A rede atual da ALMG já dispõe de alternativas para continuar funcionando em caso de defeito de algum equipamento. É a chamada redundância, a replicação de sistemas críticos para uma instituição. Porém, isso ocorre apenas no datacenter principal.

Com as novas instalações, essa redundância terá mais um nível, no datacenter secundário, em outro prédio. Os quatro novos equipamentos, dois em cada local, atuarão em conjunto. Assim, mesmo que haja algum problema grave em um dos prédios, a rede permanecerá funcionando.

Essa iniciativa soma-se a outras já feitas nos últimos anos para assegurar a continuidade de funcionamento dos principais serviços de tecnologia da informação da Casa. No datacenter secundário, já estão replicados os computadores centrais, bancos de dados e backups da Assembleia. A eles se juntará, agora, o núcleo da rede.

Transparência - As novas tecnologias de comunicação são aposta da ALMG também para assegurar a transparência e permitir que uma parcela maior da população acompanhe de perto o trabalho de seus representantes, principalmente os cidadãos que estão geograficamente distantes da Capital.

Entre as iniciativas estão a versão mobile do Portal da Assembleia, aperfeiçoada em 2018, o login no Portal via redes sociais e o incremento das ferramentas de participação, com transmissões ao vivo das reuniões e possibilidade de participação interativa do cidadão.