Vanderlei Machado já presidiu o Conselho Regional de Farmácia em Minas Gerais - Arquivo ALMG

Farmacêutico é sabatinado para presidência da Funed

Indicado pelo Executivo já ocupa cargo desde abril deste ano e será arguido por deputados na terça-feira (11).

07/12/2018 - 13:14

Na próxima terça-feira (11/12/18), o farmacêutico Vanderlei Eustáquio Machado será arguido pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como indicado para o cargo de presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A sabatina será às 10 horas, no Plenarinho I.

Vanderlei Machado já preside a instituição desde abril deste ano. Ele foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) por 31 anos. Entre 2012 e 2014, foi presidente do Conselho Federal de Farmácia.

Já presidiu, ainda, o conselho regional da categoria em Minas Gerais, a Associação de Farmacêutico-Bioquímico, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac) - regional de Minas Gerais, e a Fundação Levindo Coelho, de Ouro Preto (Região Central). Também foi vereador na cidade de Mariana, também na Região Central, entre 1976 e 1982.

A Funed tem como competência realizar pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública. Além disso, busca pesquisar e produzir medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, bem como promover ações laboratoriais de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador. A indicação terá que ser analisada pelo Plenário.

Consulte a pauta da reunião.