Angelo Oswaldo tem uma longa e bem-sucedida trajetória em defesa da cultura

Angelo Oswaldo será homenageado pela Comissão de Cultura

A entrega de voto de congratulações acontece em virtude do trabalho realizado em prol da Cultura em Minas Gerais.

07/12/2018 - 13:16

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, será homenageado, nesta terça-feira (11/12/18) no Teatro, às 17 horas, em audiência de convidados da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os parlamentares farão a entrega de voto de congratulações em virtude do trabalho realizado pelo secretário em prol do desenvolvimento da Cultura em Minas Gerais.

A homenagem foi solicitada pelos deputados Bosco (Avante), presidente da comissão; Elismar Prado (Pros), vice-presidente; e Glaycon Franco (PV).

No requerimento, eles destacam que Angelo Oswaldo realizou trabalho de excelência à frente da Secretária Estado de Cultura desde 2015, e também se mostrou parceiro com a ALMG, na realização de eventos institucionais e debates sobre matérias que resultaram em avanços e conquistas para a Cultura em Minas Gerais.

Para eles, a entrega da homenagem é um reconhecimento da dedicação do secretário e da equipe da secretaria na consolidação das políticas públicas da área. Entre as contribuições, está a participação no Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura, além do empenho na elaboração de leis que instituíram marcos regulatórios para a área no Estado, como a Lei 22.944, de 2018, que traz o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual de Cultura Viva.

Biografia – Antes de ser secretário de Cultura, Angelo Oswaldo foi prefeito de Ouro Preto por três mandatos, presidente do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), chefe de gabinete do Ministério da Cultura, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e membro dos conselhos do Iphan, da Fundação de Arte de Ouro Preto e do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, entre outros.

É escritor, curador de arte, jornalista, advogado e gestor público. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou no Instituto Francês de Imprensa, em Paris. É membro da Academia Mineira de Letras e cumpriu missões no exterior, como representante do governo brasileiro ou convidado de entidades e agências internacionais.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.