Questões diversas sobre a malha ferroviária de Minas têm pautado a Assembleia Legislativa

Transporte ferroviário pauta reunião com novo governo

Comissão Pró-Ferrovias vai debater com equipe de transição de governador eleito atividades em prol da malha mineira.

30/11/2018 - 09:02

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar na próxima quarta-feira (5/12/18), a partir das 10 horas, no Plenarinho IV, audiência pública para debater com a equipe de transição do governador eleito, Romeu Zema (Novo), o desenvolvimento do transporte ferroviário no Estado.

A reunião atende a requerimento do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), e dos deputados Glaycon Franco (PV) e Gustavo Valadares (PSDB).

Segundo João Leite, o objetivo da audiência é apresentar aos representantes da próxima gestão as atividades já desenvolvidas pela Assembleia em prol da recuperação e ampliação das ferrovias em Minas. Ele destacou que as informações a serem repassadas já se encontram consolidadas no relatório final da comissão.

O parlamentar citou, dentre outras ações que serão apresentadas, a visita ao Tribunal de Contas da União (TCU) para conhecer os estudos realizados pelo órgão sobre as concessões ferroviárias e a participação de membros da comissão em audiências promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar também da renovação desses contratos. “Temos um acúmulo de conhecimento considerável, que precisa ser disponibilizado para o novo governador”, ressaltou o deputado.

Ele acrescentou ainda que solicitou a realização da audiência antes do recesso parlamentar por considerar de extrema relevância que o gestor se antecipe às demandas do Estado. Para João Leite, o funcionamento regular das atividades na ALMG e no Executivo, em 2019, exigirá um tempo maior tendo em vista as mudanças na composição dos poderes após as eleições. “Os trens não podem mais esperar”, disse.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.