A Comissão aprovou outras três visitas e quatro audiências públicas

Comissão quer encontro com equipe de Bolsonaro

Visita tem por finalidade entregar documentos sobre ocupações em propriedades produtivas no Estado.

29/11/2018 - 20:36

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer ir a Brasília para se encontrar com parte da equipe anunciada pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para entregar documentos e informações sobre “ocupações ilegais, as invasões de propriedades produtivas e o não cumprimento de mandados de reintegração de posse no Estado de Minas Gerais”. Requerimento com esse teor, de autoria do presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), foi aprovado nesta quinta-feira (29/11/18).

A visita solicitada sugere encontro com o futuro secretário Especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, e a deputada federal Tereza Cristina, anunciada como ministra da Agricultura. O deputado propõe, ainda, que participem do encontro membros da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Outra visita proposta pelo deputado e aprovada na comissão, deve ser ao Megacana Tech Show, em Campo Florido (Triângulo Mineiro), evento que conta com o apoio das usinas de cana-de-açúcar do Estado.

Junto com a deputada Ione Pinheiro (DEM), o deputado sugere uma visita à unidade da CeasaMinas em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para verificar denúncias feitas por associações de produtores sobre as condições de trabalho insalubres no espaço do Mercado Livre do Produtor (MLP).

Audiências – Na reunião, foram aprovados, ainda, requerimentos para a realização de quatro audiências públicas. Também de Antonio Carlos Arantes, uma delas tem por finalidade debater os 20 anos de existência da Cooperativa de Crédito dos Servidores Militares, Polícia Civil e da Secretaria da Educação (Sicoob Coopemg).

Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), outra audiência pública deve debater a atual situação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a necessidade de reestruturação e capilarização da instituição em todo o Estado.

Gustavo Santana (PR) propõe um debate sobre a permanência da Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no município de Itabira (Região Central). Segundo o parlamentar, o governador anunciou o fim do empreendimento, gerando insatisfação dos produtores locais.

Por fim, o deputado Gil Pereira (PP) sugere uma audiência pública para avaliar as demandas dos setores ligados às atividades agrícolas, silviculturais e pecuárias, relacionadas a licenciamentos ambientais.

Consulte o resultado da reunião