Comissão pretende obter parceria com a Fapemig para projeto de unidades ferroviárias - Arquivo ALMG

Comissão Pró-Ferrovias apresentará projeto à Fapemig

Audiência na ALMG nesta quinta (29) discutirá possibilidade de fundação de pesquisa apoiar construção de locomotivas.

23/11/2018 - 12:38

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública, na próxima quinta-feira (29/11/18), para apresentar ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) projeto de construção de unidades ferroviárias motorizadas (locomotivas) e discutir a possibilidade de participação da instituição.

A reunião, que acontecerá no Plenarinho II, às 10 horas, foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), e pelos deputados Roberto Andrade (PSB) e Bonifácio Mourão (PSDB).

"Esperamos que a Fapemig considere participar do projeto e analisar possíveis linhas de crédito para a viabilização da construção das unidades ferroviárias motorizadas que tanto têm a contribuir para transporte de carga, passageiros e para a economia mineira", ressalta João Leite. 

A Fapemig é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais. É uma fundação do governo estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Compete ao órgão apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento do Estado.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Entre os convidados para o debate estão o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabiano Martins Cunha; o diretor executivo da YKS (grupo de consultorias) e Consultor do Banco do Mundial, Carlos Eduardo Orsini Nunes de Lima, dentre outros. 

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.