Comissão homenageia 40 anos da Pastoral da Terra

Na reunião, agendada para a próxima quarta-feira (21), também será apresentado relatório de conflitos no campo em 2017.

19/11/2018 - 18:09

Na próxima quarta-feira (21/11/18), a Comissão de Direitos Humanos homenageia, em audiência pública, os 40 anos de fundação da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A atividade, marcada para as 9h30, no Auditório, foi solicitada pelo 1º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Rogério Correia (PT).

A CPT foi fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a Ditadura Militar, para auxiliar comunidades vulneráveis do campo submetidas a condições análogas à escravidão e expulsas das terras que ocupavam.

Todos os anos, a Pastoral registra os conflitos ocorridos no meio rural no País. O relatório do ano passado (Caderno Conflitos no Campo Brasil 2017) será apresentado na audiência, na qual também será homenageado o ex-dirigente da CPT Alvimar Ribeiro, falecido em 2016, pelo seu trabalho em favor da população campesina.

“Ao lado dos povos tradicionais e de sua história, a CPT constrói uma trajetória internacional, mantendo uma militância voluntária e atuante pela manutenção da vida no campo”, explica Rogério Correia.

Convidados – Entre os convidados a participar da reunião, estão o coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, Gilvander Moreira, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários, procurador Afonso Henrique Teixeira, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaemg), Vilson Luiz.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.