Formada em sua maioria por mulheres, a entidade foi fundada em 1990.

Galeria de Arte recebe mostra de artesanato

Associação dos Artesãos Nica Vilela, de Itaguara, traz produtos feitos em teares com linha de algodão.

14/11/2018 - 12:00

Uma exposição da Associação dos Artesãos Nica Vilela – Fios e Formas de Itaguara pode ser vista na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre esta segunda (19/11/18) e sexta-feira (23), das 8 às 18 horas. Interessados terão a oportunidade de adquirir produtos como toalhas de mesa, passadeiras, jogos americanos, panos de prato e tapetes. Todas as peças foram feitas em teares de quatro pés, utilizando linha de algodão cru e colorido.

Formada em sua maioria por mulheres da área rural de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a entidade foi fundada em 1990 com o nome de Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros Nica Vilela.

Antes disso, em 1977, um grupo de artesãs já desenvolvia alguns trabalhos com ajuda da Legião Brasileira de Assistência e do Padre Mauro Passos.

Em 1982, na visita do Papa João Paulo II a Belo Horizonte, a associação entregou uma colcha de algodão cru ao pontífice. O grupo faz dessa tradição uma alternativa para a geração de renda das famílias das associadas, além de colaborar para a promoção da autoestima das artesãs e para a valorização da cultura local.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.