Bosco disse que o novo governador deverá capitalizar novos investimentos
João Leite criticou as práticas de Zema para prosperar seu grupo econômico
Damo Ribeiro Silva conclamou uma mobilização em favor de Anastasia
A formação técnica de Anastasia foi lembrada no discurso de Bonifácio Mourão

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 24/10/18

Eleição para o Governo do Estado pauta os pronunciamentos dos parlamentares na tribuna.

24/10/2018 - 18:23

Eleições
O deputado Bosco (Avante) agradeceu seus eleitores por terem lhe credenciado a dar prosseguimento ao seu trabalho na Assembleia, com a sua reeleição. Ele também parabenizou os colegas novamente eleitos e homenageou aqueles que não conseguiram renovar seus mandatos, ao destacar que são políticos empenhados em cumprir seu papel no Legislativo mineiro. Bosco também enalteceu os candidatos ao Senado, em especial, seu amigo Dinis Pinheiro (SD). Em relação aos concorrentes ao Governo do Estado, o deputado disse ter profundo respeito, admiração e gratidão por Antonio Anastasia (PSDB) e afirmou que Romeu Zema (Novo), seu conterrâneo de Araxá (Alto Paranaíba), é um empresário de sucesso e que poderá colocar sua experiência empresarial a favor de Minas, se eleito. Independentemente do vencedor, Bosco acredita que o novo governador deverá trabalhar para capitalizar novos investimentos para o Estado e combater, sobretudo, o desemprego.

 

Eleições II
O deputado João Leite (PSDB) se disse perplexo com a candidatura de Romeu Zema, do Novo. Ele leu na tribuna notícia de que o empresário fechou 60 lojas e demitiu 2,8 mil funcionários para propiciar o crescimento de seu grupo econômico. Essas medidas, segundo o parlamentar, visariam somente ao lucro e, por isso, não seriam compatíveis com as diretrizes da administração pública. João Leite também afirmou que Zema considera normal domésticas receberem R$ 300 nas regiões mais pobres do Estado, que suas empresas contraem empréstimos subsidiados para depois oferecerem crédito com juros altos e que o candidato mente ao dizer que não tem ligação política, uma vez que seria filiado ao PR há quase 20 anos. Em aparte, Sargento Rodrigues (PTB) criticou o que seria a intenção de Zema de privatizar serviços de saúde, educação e segurança pública. Para o deputado, essas propostas prejudicariam os mais pobres e revelam a falta de sensibilidade do candidato.

 

Eleições III
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) defendeu o candidato Antonio Anastasia (PSDB) em seu discurso. Na sua opinião, após quatro anos de um governo incompetente, os mineiros precisam depositar sua confiança no senador Anastasia para que ele possa reerguer o Estado. “Ele é preparado, correto, o mais experimentado. Fomos buscar uma expoência no Senado, que aceitou voltar a Minas por tudo o que já fez ao povo”, disse. O deputado conclamou prefeitos e vereadores a mobilizar os eleitores em favor de uma arrancada de Anastasia. Em aparte, Bonifácio Mourão (PSDB) concordou com o colega quanto ao fato de o senador mineiro ser um dos maiores gestores do País e destacou sua formação técnica. Bonifácio Mourão contou que Anastasia o assessorou com brilho na relatoria da nova Constituição mineira, em 1989, e que, desde então, nunca pediu para se candidatar a nada, tendo sido sempre convocado a colocar seus conhecimentos a serviço da população.

 

Eleições IV
Em seu pronunciamento, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) voltou a destacar a formação técnica de Antonio Anastasia (PSDB), que conheceu no período em que o senador o assessorava na relatoria da nova Constituição mineira, em 1989. “Naquela época, Anastasia já era servidor público. Sem ser político de carreira, entrou na política pela via técnica”, ressaltou. Segundo o parlamentar, o Estado precisa de um gestor honesto e competente como Anastasia, enquanto seu adversário, Romeu Zema, estaria mais para novato do que novo, devido à sua falta de experiência na gestão pública. O parlamentar pediu que os mineiros reflitam mais antes de votar, que não coloquem no mesmo balaio todos os políticos e comparem a trajetória e o currículo de cada um. Em aparte, Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) afirmou que Anastasia sempre destaca sua participação em prol da Constituição do Estado e parabenizou Bonifácio Mourão por tê-lo trazido para sua equipe.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.