Também foi aprovado requerimento para ouvir deputados que participaram de audiência da ANTT, em Governador Valadares

Audiência vai discutir reativação de trem entre BH e Inhotim

Deputados aprovam também requerimento para visitar trecho ferroviário no município de Formiga, no Centro-Oeste de Minas.

23/10/2018 - 15:50

A possibilidade de reativação de trecho ferroviário entre Belo Horizonte e Brumadinho (RMBH) será discutida pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Requerimento nesse sentido foi aprovado nesta terça-feira (23/10/18).

O ramal ligaria, especificamente, o Bairro Belvedere, na Capital mineira, e o Inhotim, um misto de jardim botânico e museu aberto de arte contemporânea, localizado em Brumadinho. Essa ligação já existe atualmente, mas é operada apenas com transporte de cargas, pela empresa MRS.

Os autores do requerimento são os deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão, Roberto Andrade (PSB) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB). Eles também tiveram aprovado requerimento para visitar trecho ferroviário em Formiga, município do Centro-Oeste mineiro. O objetivo é conhecer as condições de preservação e o potencial turístico desse patrimônio.

Também foi aprovado requerimento, dos mesmos autores, para realização de audiência pública destinada a ouvir os deputados que participaram de audiência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada no último dia 18, em Governador Valadares (Rio Doce).

Na ocasião, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) e a deputada Celise Laviola (MDB) representaram a comissão da ALMG na audiência que discutiu a renovação do contrato de concessão com a Vale para uso da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Solicitações – João Leite afirmou que, de acordo com o relato dos colegas que estiveram na reunião da ANTT, a agência continua com o intuito de renovar as concessões ferroviárias na forma proposta, o que pode resultar, inclusive, na desativação do trem de passageiros da EFVM.

Celinho do Sinttrocel reiterou os pedidos do Vale do Aço atrelados ao processo de renovação das concessões: mais horários no trem de passageiros da EFVM, um terminal de cargas na região e um túnel para eliminar o cruzamento da linha com a estrada que leva ao Aeroporto de Ipatinga.

Consulte o resultado da reunião.