Além do acompanhamento da apuração e dos primeiros resultados do pleito, programação trará análises comparativas com as outras eleições, além de conteúdos diferenciados - Arquivo ALMG
Pela TV Assembleia, eleitor poderá ter informações exclusivas sobre candidatos eleitos - Arquivo ALMG
No sábado (6), Mundo Político fará um resumo do noticiário político do Estado e do País - Arquivo ALMG
Na tarde de domingo (7), a Rádio Assembleia vai veicular boletins sobre as votações no Estado - Arquivo ALMG

TV Assembleia trará informações sobre deputados eleitos

Cobertura inclui análises de especialistas e deputados matematicamente eleitos, com acesso a conteúdos com seus perfis.

01/10/2018 - 10:42

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será referência nas Eleições 2018 e disponibilizará, no domingo (7/10/18), conteúdo diferenciado para o cidadão com os resultados das votações para os cargos proporcionais, de deputados estaduais e federais. Também será possível conhecer um perfil dos deputados estaduais matematicamente eleitos.

Acompanhe a cobertura especial da TV Assembleia.

Por meio de um aplicativo de acompanhamento da apuração desenvolvido, com exclusividade, pela Gerência-Geral de Tecnologia da Informação da Assembleia e baseado nas informações oferecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será possível conhecer em primeira mão, na programação da TV Assembleia, quem serão os deputados estaduais e federais matematicamente eleitos.

A gerente-geral de Rádio e Televisão da ALMG, Patrícia Porto, explica que, desde 2016, com a crescente judicialização do resultado das eleições, o TSE parou de divulgar a informação dos candidatos matematicamente eleitos, sendo que agora somente é divulgado o resultado final após a sua homologação pela Justiça Eleitoral.

Assim, por meio do TSE, continua sendo possível acompanhar a apuração dos votos em tempo real, entretanto a informação sobre os candidatos matematicamente eleitos não deverá ser disponibilizada pela instituição.

“Como a grande imprensa deve focar na divulgação dos resultados das eleições para os cargos majoritários, o eleitor poderá conhecer na TV Assembleia, com exclusividade, quem foram os deputados matematicamente eleitos”, destaca Patrícia Porto.

Perfis dos eleitos – Outro conteúdo exclusivo preparado pela equipe da Gerência de Jornalismo da ALMG será o perfil dos 77 deputados estaduais matematicamente eleitos. Esses perfis serão disponibilizados no hotsite Eleições 2018, no Portal da Assembleia, após a divulgação do resultado pela TV Assembleia.

Além da foto dos candidatos, o cidadão vai poder conhecer um histórico dos eleitos com dados como idade, cidade natal, região de maior votação, profissão e biografia política, entre outras informações.

Pluralidade de opiniões será marca da cobertura

Além das informações sobre a apuração dos votos no domingo (7), também será possível acompanhar a programação especial sobre as Eleições 2018, feita pela TV Assembleia, além do conteúdo diferenciado publicado no hotsite Eleições 2018.

A programação da TV Assembleia terá programas especiais e mesas redondas com especialistas, professores universitários, representantes de movimentos sociais e políticos, de entidades da sociedade civil e do setor público sobre o cenário político em Minas Gerais e no País. Tudo será pautado pela pluralidade de ideias, garantindo ao longo do processo que todas as correntes estejam representadas e possam falar.

Também será marca da cobertura a abordagem de temas da realidade brasileira à luz dos direitos fundamentais, como moradia, saúde, saneamento básico, tendo como referência a Constituição Federal, que completa 30 anos.

Programação – A programação especial da TV Assembleia começa na sexta-feira (5), dia em que a Constituição Federal completa três décadas em vigor. Serão exibidos programas e entrevistas tendo como enfoque o alcance social, político e histórico da “Constituição cidadã”, além de uma análise da realidade brasileira e dos direitos fundamentais.

No sábado (6), logo pela manhã e ao longo de todo o dia, a programação será voltada para o registro dos últimos atos de campanha dos candidatos, os informes e preparativos da Justiça Federal e orientações para o eleitor sobre a votação.

Para tanto, um apresentador no estúdio vai ancorar a grade da programação ao longo do dia, sendo que serão exibidos boletins e flashes ao vivo com registro dos principais fatos do dia.

Às 19 horas, o Mundo Político especial fará um resumo do noticiário político estadual e nacional. O programa contará com a presença de especialistas para analisar as últimas pesquisas eleitorais. Após o programa, serão exibidos documentários premiados da TV Assembleia que abordaram fatos da história brasileira, como o rompimento da barragem em Mariana e o Regime Militar.

Dia da eleição - No domingo (7), a partir das 7h50, a TV Assembleia retoma a programação ao vivo com a presença de apresentador no estúdio ancorando flashes dos repórteres com os preparativos para o início das votações, as movimentações das ruas, as votações dos candidatos para governador, entre outros.

A partir das 9h30, entra no ar o Sala de Imprensa especial, que vai repercutir e analisar o noticiário político e como foi a cobertura das eleições pela imprensa. Na parte da tarde, serão veiculados também boletins da equipe da Rádio da Assembleia noticiando os fatos ocorridos nas votações em todas as regiões do Estado.

A partir das 17 horas, especialistas e professores universitários estarão ao vivo no estúdio da TV Assembleia analisando o dia de votação, a campanha e os primeiros resultados da apuração. Além do acompanhamento da apuração e da divulgação dos candidatos matematicamente eleitos, serão feitas também análises comparativas com as outras eleições.

Dia seguinte - Por fim, na segunda-feira (8), às 9 horas da manhã, especialistas participam de entrevista no estúdio analisando e aprofundando o resultado das eleições. Também está prevista a realização, ao longo da semana, de entrevistas com os candidatos eleitos, em especial com os deputados federais e estaduais.

Estúdio web vai monitorar repercussões nas redes sociais

Outra novidade deste ano é que, no domingo (7), a partir das 16h30, também será possível acompanhar a transmissão ao vivo da programação da TV Assembleia através da fanpage da Assembleia no Facebook.

Também a partir deste horário, jornalistas da equipe da Gerência de Comunicação em Mídias Digitais e da TV Assembleia, acompanhados de um especialista em marketing político, farão um monitoramento da repercussão das eleições nas redes sociais, em um estúdio web. Esses comentários serão transmitidos e entrarão em flashes na programação da TV Assembleia. 

Hotsite – Já no hotsite Eleições 2018, o cidadão pode acessar, além do conteúdo produzido pela TV e pela Rádio Assembleia, notícias com um caráter didático com orientações e explicações sobre o processo eleitoral. Após o resultado das eleições, também será possível acessar matérias sobre os deputados estaduais eleitos, como fica a distribuição partidária da Assembleia e o perfil da nova legislatura.

O espaço possui interface com os dispositivos móveis e permite o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais.

Por meio do hotsite, também é possível acessar página do Portal da Assembleia que disponibiliza a consulta de resultados eleitorais a partir de 1994. O espaço conta com informações como candidatos mais votados por coligação ou partido, votação dos candidatos por município, vagas por partido e resumo da apuração, por exemplo.