Está agenda para a próxima terça (18) visita à Apac, localizada no município de Sete Lagoas.

ALMG pretende apurar cumprimento de pena de Marcos Valério

Visita à Apac de Sete Lagoas busca esclarecer autorizações de saída concedidas a publicitário.

14/09/2018 - 10:28 - Atualizado em 18/09/2018 - 07:52

Membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão ao município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta terça-feira (18/9/18), a partir das 9h45, para apurar as autorizações concedidas a Marcos Valério Fernandes de Souza para se ausentar da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), onde cumpre pena. O pedido da visita é do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB).

O publicitário Marcos Valério cumpre pena na Apac de Sete Lagoas por ter sido condenado, em 2012, no esquema de compra de votos parlamantares durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conhecido como "mensalão do PT". Recentemente, em junho deste ano, Marcos Valério foi condenado em primeira instância por participação em esquema de financiamento irregular da campanha pela reeleição do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, conhecido com o "mensalão tucano". Além disso, ele é réu em um dos processos da operação Lava Jato, que investiga desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras.

A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, destinada à recuperação e à reintegração social daqueles que foram condenados a penas privativas de liberdade. A associação se constitui como alternativa ao modelo prisional tradicional, promovendo a humanização das condições do encarceramento.