Estudantes assistiram a uma reunião de Plenário durante a visita - Arquivo ALMG

Alunos do interior que estão no PJ Minas visitam ALMG

Durante a atividade, estudantes conheceram os espaços do Parlamento e acompanharam reuniões do processo legislativo.

27/08/2018 - 12:05 - Atualizado em 27/08/2018 - 17:42

Estudantes do ensino médio de Andradas (Sul de Minas) e Itabira (Região Central) que participam da edição 2018 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última semana para uma visita guiada. Por meio do programa Visitas Orientadas, da Escola do Legislativo, eles conheceram os espaços do Parlamento mineiro e puderam acompanhar algumas reuniões do processo legislativo.

André Israel Pio, de 15 anos, estudante de Andradas, se surpreendeu com o que viu. “Achei muito interessante a abertura da Casa para a participação popular. Além disso, vi que todos os gabinetes são abertos ao público”, relatou.

Sobre o projeto, ele destacou que tem aprendido muito com a iniciativa da Assembleia desde o início das discussões deste ano. “A mudança cabe a nós, que somos o futuro. Educação é base de tudo e por meio do PJ estou me tornando um cidadão melhor”, comentou.

Os jovens participam da etapa regional da 15ª edição do PJ Minas, que tem como tema “A violência contra a mulher”. O desafio da vez é discutir, em grupos de trabalho nos polos, as propostas que foram aprovadas na etapa municipal sobre o assunto. Na sequência, essas propostas serão votadas nas plenárias regionais e comporão o documento que cada polo defenderá na etapa estadual do projeto, em setembro, no Plenário da ALMG.

O diretor da Escola do Legislativo de Andradas, João Carlos Expedito de Souza, conta que as discussões no município estão sendo proveitosas. “Desde março, os alunos estão ouvindo vários setores. Eles já foram à delegacia das mulheres da cidade, ao Ministério Público e ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e vamos conversar com uma ex-prefeita da cidade. Além disso, temos encontros semanais em que a pauta são os subtemas do projeto”, relatou.

João destacou ainda a importância da visita à Assembleia. “Assistir a uma reunião e conhecer o espaço democrático propicia a eles aprender mais sobre política, participação e direitos do cidadão”, contou.

Ao todo, 81 municípios integram, em 2018, o PJ Minas, uma iniciativa de educação política e cidadã realizada pela Assembleia em parceria com as câmaras municipais.