Comissão aprovou a realização de duas audiências públicas em reunião nesta quinta-feira (5)

Comissão quer debater intervenção na Serra do Curral

Outra audiência pública vai discutir convênio entre CEF e Cemig para pagamento de contas de energia elétrica.

05/07/2018 - 18:21

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quinta-feira (5/7/18) a realização de duas audiências públicas. Uma delas para debater as atividades da empresa de mineração Pau Branco, da Embrapa, na Serra do Curral, em Belo Horizonte. O pedido é assinado pelo deputado João Vitor Xavier (PSDB).

Em sua justificativa, o parlamentar aponta denúncias de moradores segundo as quais a Embrapa teria expandido a área de mineração para a base do Pico Belo Horizonte, onde teria removido a vegetação nativa e impactado o córrego Taquaril. A área, de 66 hectares, é patrimônio tombado da Capital mineira.

Ainda segundo o deputado, a hipótese de comitês e organizações de defesa do meio ambiente é que a companhia licenciada para fazer a recuperação do local estaria aproveitando para exercer atividade mineradora sem permissão do poder público. Na quarta-feira (2/7/18), a área recebeu a visita técnica de membros da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Energia elétrica - A outra audiência aprovada pela comissão foi solicitada pelo deputado Antônio Lerin (PSB), para debater a manutenção do contrato de recebimentos de contas de energia elétrica entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Na justificativa apresentada, o parlamentar alega que, caso não haja a renovação do contrato entre as duas instituições, “haverá uma imensurável perda financeira para a rede lotérica de Minas Gerais”, gerando, em consequência, desemprego e acarretando perda na qualidade do atendimento prestado, com reflexos, principalmente, nas camadas sociais mais carentes do Estado.

Consulte o resultado da reunião.